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Título: Mercado verde : as empresas de cosméticos amazônicos
Autor(es): Klein, Christian Philip
Orientador(es): Procópio Filho, Argemiro
Assunto: Economia ambiental
Responsabilidade social
Cosméticos
Data de publicação: 30-Jun-2011
Referência: KLEIN, Christian Philip. Mercado verde: as empresas de cosméticos amazônicos. 2011. 333 f. Tese (Doutorado em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Diante do crescimento da importância global da dimensão ambiental, as leis do mercado ajustam-se para atender as necessidades e exigências de consumidores sofisticados, conhecidos como consumidores alternativos verdes, que baseiam suas compras nos impactos que os produtos causam ao meio ambiente. Dessa forma, as empresas dos mais variados setores reformulam suas práticas para tornaram-se empresas sustentáveis para atingir as expectativas desses consumidores. As empresas que manuseiam a biodiversidade dos diferentes países megadiversos não são uma exceção a esse dilema, e o Brasil, por ter a maior biodiversidade do planeta possui papel especial nesse tocante. Tendo em vista a rica biodiversidade da região amazônica, pretendeu-se realizar uma pesquisa que abarcasse o papel ambiental, a prosperidade econômica e o crescimento social da Região e de seus habitantes. Assim, escolheu-se o setor da indústria de higiene e beleza (cosméticos), por se tratar de um dos poucos setores que mesmo com a crise mundial teve crescimentos expressivos em suas vendas domésticas e internacionais. Com isso, como um dos seus objetivos a pesquisa averigua se empresas brasileiras de cosméticos Amazônicos Ambientalmente Preferíveis aumentam suas exportações para países como, Alemanha, França, Inglaterra, Países Baixos e Estados Unidos da América, aproveitando-se do modismo ambiental ou da procura pelos ativos da Amazônia cujos produtos sejam produzidos sustentavelmente. O estudo incluiu três etapas avaliativas para averiguar o sucesso comercial atrelado ao mercado de cosméticos por meio do índice de exportações dos anos de 2000 a 2009, um questionário preenchido por representantes dos três setores e, por último, uma pesquisa em forma de survey para os cinco países citados, onde se avaliou a potencialidade dos produtos amazônicos sustentáveis em seus mercados. Os resultados indicaram que os produtos de cosméticos amazônicos brasileiros possuem aceitação do público dos países indicados pelo survey e que os índices que tornaram o Brasil o terceiro país no ranking da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumes e Cosméticos, por meio da comercialização de produtos sustentáveis podem ajudá-lo a ultrapassar o Japão, hoje segundo no ranking. Acredita-se também que além da influência na economia, os produtos ambientalmente preferíveis do setor de cosméticos também podem orientar os três setores na proteção da biodiversidade da região amazônica brasileira. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Upon the growing importance of the global environmental dimension, the laws of the market are adjusting themselves to meet the needs and demands of sophisticated consumers, known as alternative green consumers, who base their purchases on the impact products have on the environment. Thus, companies in several sectors are rethinking their practices in order to become sustainable enterprises to meet the expectations of these consumers. Companies which handle the biodiversity from the mega-diverse countries are no exception to this dilemma, and Brazil for having the greatest biodiversity on the planet has a special role in this respect. Given the rich biodiversity of the Amazon region, we sought to conduct a research paper that could reach the environmental role, economic prosperity and social growth of the region and its inhabitants. Thus, we chose the sector from the health and beauty industry (cosmetics), because it is one of the few sectors that despite the global crisis have had significant growth in its domestic and international sales. Therefore, the objective of this research is to determine whether Environmentally Preferable Brazilian Amazon cosmetic companies could increase their level of exports to specific countries such as: Germany, France, England, Netherlands and the United States due to the high environmental consciousness of its citizens and demand for the assets of the Amazon whose products are produced sustainably. The experiment included three evaluative steps to ascertain the prosperity tied to the cosmetics market through the index of exports of the years 2004 to 2009, a questionnaire completed by representatives of the three sectors and finally a form of survey research in the five countries already mentioned to evaluate the potential of sustainable Amazonian products in those markets. The results indicated that the products from the Brazilian Amazon Cosmetics have great chances of public acceptance in the countries indicated by the survey and that the contents that made Brazil the third in the ranking of Industrial Hygiene and Beauty, through the commercialization of sustainable products can help him overtake Japan, today second in rankings. It is also believed that besides the economic aspect, the environmentally preferable products from the cosmetic sector could orientate the three sectors in order to protect the biodiversity in the Brazilian Amazon region.
Unidade Acadêmica: Instituto de Relações Internacionais (IREL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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