Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7992
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesafiosImplementarLetramento.pdf163,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias-
dc.contributor.authorTescarolo, Ricardo-
dc.date.accessioned2011-05-24T13:58:26Z-
dc.date.available2011-05-24T13:58:26Z-
dc.date.issued2010-04-
dc.identifier.citationGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf>. Acesso em: 22 maio 2011. doi: 10.1590/S0102-46982010000100003.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7992-
dc.description.abstractO letramento informacional apresenta-se como a estruturação sistêmica de um conjunto de competências que permite integrar as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, objeto da aprendizagem, visando à tomada de decisão e resolução de problemas. A implementação desse processo ao longo da vida acadêmica representa importante aspecto na sociedade contemporânea por favorecer o progresso pedagógico e o processo de "aprender a aprender". Assim, constitui decisiva contribuição para a formação de cidadãos competentes e autônomos na busca e no uso da informação. Entretanto, para se colocar plenamente em prática o letramento informacional na educação básica, é necessário superar alguns desafios, quais sejam: a dificuldade em mudar a cultura pedagógica, a formação inadequada dos professores, as concepções de ensino-aprendizagem, a organização do currículo e a ausência de infraestrutura adequada de informação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractInformation literacy is presented here as a systemic structure with a set of capacities, which assists to integrate actions of locating, selecting, accessing, organizing and using information and generating knowledge, object of learning, in order to help in decision making and problem solution. The implementation of this process throughout the academic life represents an extremely necessary aspect in contemporary society, concerning the pedagogical and 'learning to learn' processes, contributing to educate critic, active, responsible, and self-dependent citizens in the seek and use of information. Notwithstanding, in order to carry out information literacy in basic education, it is necessary to surpass a few challenges, such as: the difficulty to change pedagogical culture, inappropriate teacher's development, teaching and learning concepts, curriculum organization, and the absence of adequate information groundwork.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDesafios para implementar o letramento informacional na educação básicaen
dc.title.alternativeChallenges to carry out information literacy in basic educationen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordLetramento informacionalen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordEducação básicaen
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003en
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons