Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7312
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AfetividadeEstudantesSistemaCotas.pdf337,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Afetividade entre estudantes e sistema de cotas para negros
Outros títulos: Affectivity among students and the system of quotas for black people
Afectividad entre estudiantes y sistema de cuotas para negros
Autor(es): Nery, Maria da Penha
Costa, Liana Fortunato
Assunto: Sistema de cotas
Negros - educação
Programas de ação afirmativa
Afeto (Psicologia)
Data de publicação: Mai-2009
Referência: NERY, Maria da Penha; COSTA, Liana Fortunato. Afetividade entre estudantes e sistema de cotas para negros. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 19, n. 43, p. 257-266, maio-ago. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v19n43/13.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2011. doi: 10.1590/S0103-863X2009000200014.
Resumo: Este artigo versa sobre a afetividade presente entre estudantes cotistas e não-cotistas durante a vigência da política de cotas raciais na Universidade de Brasília. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque teórico da Socionomia de Jacob Levy Moreno. Os instrumentos foram um sociodrama e entrevistas semi-estruturadas. Participaram do sociodrama cinco estudantes, foram entrevistados três estudantes e um integrante de uma organização não-governamental. Os dados foram analisadas pela proposta da epistemologia qualitativa. Entre os estudantes universalistas observou-se indiferença em relação ao cotista e descaso em relação a questões raciais. Por parte dos cotistas houve uma autocobrança por excelente desempenho acadêmico para aplacar a discriminação gerada pelas cotas. Com relação aos processos identitários, houve predomínio do ocultamento da identidade e o temor de se expor no novo papel social. Conclui-se pela necessidade de criação de projetos psicossociais para efetivar a integração dos estudantes no contexto da política afirmativa.
Abstract: This study focused on affectivity existent between students favored by the quota system and regular students during the period in which racial quotas were adopted by the University of Brasilia. The theoretical reference of this qualitative study was the Jacob Levy Moreno's Socionomy. Sociodrama and semi-structured interviews were used. Five students participated in the sociodrama, three students and one individual from a non-governmental institution were interviewed. Data were analyzed through the qualitative epistemology. We observed that students who were regularly admitted at the university were indifferent to students who were favored by the quota system and disregarded racial issues. There was a high expectation among students admitted through the quotas system to exceed academic performance so to placate discrimination generated by such policy. In regard to identity processes, most students occulted their identity and feared being exposed to this new social role. We conclude that there is a need to create psychosocial projects to integrate students within the affirmative action context.
Resumen: Este artículo versa sobre la afectividad presente entre estudiantes cuotistas y no-cuotistas durante la vigencia de la política de cuotas raciales en la Universidad de Brasilia. Se trata de una pesquisa cualitativa con enfoque teórico de la Socioeconomía de Jacob Levy Moreno. Los instrumentos fueron un sociodrama y entrevistas semiestructuradas. Los sujetos del sociodrama fueron cinco estudiantes y de las entrevistas fueron tres estudiantes e uno integrante de una organización no gubernamental. Los datos fueron analizados por la propuesta de la epistemología cualitativa. Con los estudiantes universalistas se observó la indiferencia en relación a los cuotistas y el desinterés para cuestiones raciales. Por parte de los cuotistas hay una autoexigencia por desempeño académico excelente para compensar la discriminación generada por las cuotas. Con relación a los procesos identitarios, predomina el ocultamiento de la identidad y el temor de se exponer en su nuevo papel social. Concluimos que es necesaria la creación de proyectos psicosociales para la efectiva integración de los estudiantes en el contexto de la política afirmativa.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200014
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons