Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6139
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ContribuicoesTeoricasMetodologicas.pdf520,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBritto, Maria Julia Pantoja-
dc.contributor.authorBorges-Andrade, Jairo Eduardo-
dc.date.accessioned2010-12-09T19:13:27Z-
dc.date.available2010-12-09T19:13:27Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationPANTOJA, Maria Julia; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n. 4, p. 115-138, out./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v8n4/v8n4a07.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552004000400007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6139-
dc.description.abstractEste ensaio inicialmente discute os conceitos de aprendizagem e de transferência de aprendizagem nas organizações, partindo das controvérsias teóricas existentes na psicologia e dos usos desses termos na linguagem cotidiana. Depois, sintetiza os princípios da abordagem multinível para a construção de teoria e a realização de pesquisa nas organizações e demonstra como eles podem ser aplicados para a compreensão da transferência de aprendizagem decorrente dos processos de treinamento e desenvolvimento. Faz então um levantamento da produção nacional de pesquisas sobre transferência de aprendizagem nas organizações, mostrando como têm sido realizadas as medidas de transferência e identificados os seus preditores. Em seguida, destaca alguns aspectos metodológicos de algumas delas, escolhidas com base no critério da diversidade das medidas e dos preditores investigados. Finalmente, sugere como estudos futuros poderiam levar em conta a abordagem multinível. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis analysis starts discussing the concepts of learning and transfer of learning into organizations, according to the theoretical controversies which are inserted in psychology and the use of these terms in the daily language. Afterwards, it synthesizes the principles of the multilevel approach to build up a theory and to accomplish research into organizations and shows how they can be used for understanding the transfer of learning that results from training and development processes. Then, it makes a survey of the national research production on learning transfer into organizations, showing how the measures of learning transfer into organizations have been done and how their predictors have been identified. Following, some methodological issues of part of this research is highlighted, based on two criteria: diversity of measurement and of studied predictors. Finally it suggests how future studies could take into account the multilevel approach.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleContribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizaçõesen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordTransferência de aprendizagemen
dc.subject.keywordTreinamentoen
dc.subject.keywordDesenvolvimentoen
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552004000400007en
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons