Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6127
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConstrucaoValidacaoEscala.pdf441,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVaranda, Renata Carvalho-
dc.contributor.authorZerbini, Thaís-
dc.contributor.authorAbbad, Gardênia da Silva-
dc.date.accessioned2010-12-09T16:50:36Z-
dc.date.available2010-12-09T16:50:36Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationVARANDA, Renata Carvalho; ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], v. 26, n. 2, p. 371-380, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n2/a19v26n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722010000200019en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6127-
dc.description.abstractO artigo apresenta o processo de construção e validação estatística do instrumento de Reações à Interface Gráfica, aplicado a uma amostra de 1.892 alunos de um curso-alvo, oferecido pelo SEBRAE em nível nacional. O objetivo da escala era investigar a opinião dos participantes quanto à usabilidade da interface gráfica do curso. Os dados foram coletados ao final do curso, por meio de questionário hospedado na internet. Foram realizadas análises estatísticas de componentes principais (PC), fatoriais (PAF) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). O instrumento apresentou estrutura unifatorial, com 15 itens, explicando 57,46% da variância total das respostas e índice de confiabilidade de 0,95. Os resultados indicam uma escala estatisticamente válida e confiável. Sugerem-se mais estudos, em outros contextos educacionais.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleConstrução e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distânciaen
dc.title.alternativeConstruction and validation of graphic interface reactions scale for distance learning coursesen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordEnsino a distânciaen
dc.subject.keywordTreinamentoen
dc.subject.keywordInterface gráficaen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000200019en
dc.description.abstract1This article presents the construction and statistical validation process of the Graphic Interface Reactions Scale, applied to a sample of 1.892 students of a target course, offered by SEBRAE in Brazil. The scale aims to investigate the students' opinion about the graphic interface usability of the course. Data were collected at the end of the course by means of a questionnaire hosted in an internet site. Statistical analysis of the principal (PC), factorial (PAF) and internal consistency (Alpha Coefficient) components was performed. The scale presents a unifactorial structure, with 15 items, explaining 57,46% of the total variance, and Alpha coefficient of 0,95. Results indicate a statistically valid and reliable scale. Further research in different education contexts is suggested.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons