Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/5961
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RedeEmpresasProposta.pdf396,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Redes de empresas : proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento
Autor(es): Hoffmann, Valmir Emil
Molina-Morales, Francesc Xavier
Martínez-Fernández, Maria Teresa
Assunto: Redes de empresas
Tipologia de redes de empresas
Indústria de cerâmica de revestimento
Data de publicação: 2007
Referência: HOFFMANN, Valmir Emil; MOLINA-MORALES, Francesc Xavier; MARTINEZ-FERNANDEZ, Maria Teresa. Redes de empresas : proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento. Rev. adm. contemp. [online], v. 11, n. 1, p. 103-127, 2007. Número especial. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v11nspe1/a06v1ns1.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552007000500006.
Resumo: Este artigo se insere no contexto da atualização da temática das redes de empresas presente na Academia nestes tempos. Seu objetivo é propor uma tipologia para a classificação das redes de empresas. Esta tipologia deriva da literatura consultada e dos casos estudados, vinculando-a a quatro indicadores: direcionalidade, localização, formalização e poder. Para a ilustração da aplicação desta tipologia foram consideradas três redes dentro da indústria de cerâmica de revestimento, duas no Brasil e uma na Espanha. A partir dos dados levantados com distintos instrumentos, como questionários, entrevistas não dirigidas e pesquisa bibliográfica, pôde-se aplicar a tipologia e inferir sobre a especificidade de cada rede e seu grau de aproximação com aquela considerada mais ajustada à tipologia proposta. Este exercício mostrou as diferenças entre essas redes, como, por exemplo, o fato de em uma mesma indústria, e até dentro de um mesmo país, as redes podem ser estruturas singulares e similares ao mesmo tempo. Mostrou também que, utilizando uma rede como referência, pode-se analisar a aproximação de outras redes de empresas a essa referência. A proposta ampliou a leitura de classificação que vinha sendo aplicada para além dos eixos de direcionalidade e formalização. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article searches a contribution to actualize on firms networking theme existing on Academy nowadays. Its objective is to propose a classification typology to firm network. This typology comes from bibliographical research and from three clusters studied of ceramic tile industry, two on Brazil and one in Spain. The proposition links the clusters to four indicators: directionality; localization; formalization and power. Methodological proceedings were survey to CEOs; and supporting institutions; and bibliographical research. Results have shown each network specificity and its distance to more appropriate cluster according to typology. This work showed differences among networks such, in the same industry and country, two networks can be similar and singular at the same time. Also, using a network as reference, it was possible analyzing other networks to this one according to its characteristics. This proposition makes a contribution to network classification beyond directionality and formalization axis.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552007000500006
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons