Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49384
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AnaLuizaAurelianoSilva_TESE.pdf24,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Liza Maria Souza dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Ana Luiza Aurelianopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-31T18:24:02Z-
dc.date.available2024-07-31T18:24:02Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.date.submitted2024-02-23-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Luiza Aureliano. Por uma pedagogia da cidade: potencializando territórios educadores com as crianças, construindo metodologias participativas. 2024. 262 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49384-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa parte do pressuposto de que é possível aprender com a cidade e sobre ela a partir da infância e do próprio território, tendo o espaço da escola como espaço da experimentação e do diálogo entre cidade e infância. Corroborando com a ideia de que é partindo da infância que se constrói uma cidade para todos (Tonucci, 2005), acredita-se que, ao incluir as crianças no processo de apreensão e construção das cidades, pode-se combater o “analfabetismo urbanístico” (Maricato, 2002a) e fomentar a luta pelo “Direito à Cidade” (Lefebvre, 2001). O caminho para essa construção pode se dar a partir das escolas, em uma ação conjunta de fortalecimento e integração com a comunidade escolar, partindo de ações e construções participativas dentro da própria escola e se expandindo pelo território. Propõe que essas ações partam do entendimento das crianças como sujeitos políticos, sociais, participantes e produtores de cultura, visando uma ação concreta nos espaços escolares, tidos aqui como espaços de estudo e experimentação prática. Defende-se a pedagogia libertadora de Paulo Freire (1987) que encontra coro na perspectiva atualizada de bell hooks para a construção de comunidades de aprendizagem, como bases teóricas para fortalecer essas práticas de construção de uma educação para a consciência crítica. Além disso, ancora-se na perspectiva do Pensamento Complexo de Edgar Morin do conhecimento que religa os saberes, reconectando-se com a solidariedade. O problema central busca compreender quais os caminhos metodológicos para a construção de um aprendizado sobre as cidades com as crianças dentro das escolas públicas, como parte do enfrentamento ao analfabetismo urbanístico. Assim, o objetivo geral é oferecer contribuição teórica, empírica e metodológica para esse enfrentamento, construindo metodologias que tratem das cidades, da arquitetura e urbanismo e da participação social com as crianças no contexto escolar, além de trabalhar com elas as ideias de território e espaços educativos, da emancipação social e do direito à cidade. Tendo uma escola na cidade de Lavras-MG como campo de pesquisa, direcionase o olhar para a realidade das cidades médias e para abordagem de outras escalas no planejamento urbano. Adota-se como método a pesquisa-ação, estruturada a partir da participação direta da pesquisadora em interação com outros atores (crianças), na produção de conhecimento sobre a interação entre cidade-educação-infância. Dessa forma, as crianças são participantes colaboradoras da pesquisa, sujeitos do seu próprio conhecimento. A metodologia se dá de forma cíclica, alternando momentos de ação, reflexão e novamente ação, de forma adaptada, de acordo com as experimentações, com o contexto vivenciado na escola e com base nas experiências do Grupo Periférico. Além disso, como procedimentos/instrumentos de pesquisa foram realizados: estudo bibliográfico; análise das teses e dissertações que versam sobre o objeto de pesquisa e pesquisa bibliográfica em periódicos; observação participante, com desenvolvimento de oficinas nos momentos de ação a partir de ferramentas e metodologias participativas existentes, adaptação e construção de outras. Como resultado, entende-se que foi possível construir com as crianças uma consciência coletiva e espacial a partir da sua participação e cooperação nos encontros. Além disso, observa-se que é possível explorar o papel do(a) arquiteto(a) e urbanista como educador(a) e a possibilidade de atuação nesse campo com a proposição da construção de uma licenciatura em arquitetura e urbanismo. Associadas ao desenvolvimento desta ideia, propõem-se a convergência de metodologias e ações que podem contribuir para a abertura de canais efetivos de participação das crianças no campo das políticas públicas, especialmente educacionais e urbanas - como a possibilidade de criação de um conselho das crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePor uma pedagogia da cidade : potencializando territórios educadores com as crianças, construindo metodologias participativaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPedagogia urbanapt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordCidades médiaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research starts from the assumption that it is possible to learn from and about the city from childhood and the territory itself, with the school space as a space for experimentation and dialogue between the city and childhood. In line with the idea that building a city for everyone starts from childhood (Tonucci, 2005), it is believed that by including children in the process of apprehending and building cities, it is possible to combat "urban illiteracy" (Maricato, 2002a) and foster the struggle for the "Right to the City" (Lefebvre, 2001). The path to this construction can come from schools, in a joint action of strengthening and integration with the school community, starting from participatory actions and constructions within the school itself and expanding throughout the territory. It proposes that these actions stem from understanding children as political, social, participatory, and cultural subjects, aiming for concrete action in school spaces, seen here as spaces for study and practical experimentation. It advocates for Paulo Freire's liberating pedagogy (1987), which finds resonance in bell hooks' updated perspective on building learning communities, as theoretical foundations to strengthen these practices of building education for critical consciousness. Additionally, it is anchored in Edgar Morin's Complex Thought perspective of knowledge that reconnects knowledge, reconnecting with solidarity. The central problem seeks to understand the methodological pathways for constructing learning about cities with children within public schools, as part of addressing urban illiteracy. Thus, the overall objective is to offer theoretical, empirical, and methodological contributions to this confrontation, building methodologies that deal with cities, architecture and urban planning, and social participation with children in the school context, working with them on ideas of territory and educational spaces and on social emancipation and the right to the city. Having a school in the city of Lavras-MG as the research field, the focus is directed towards the reality of medium-sized cities and approaches to other scales in urban planning. The action research method is adopted, structured from the direct participation of the researcher in interaction with other actors (children), in the production of knowledge about the interaction between city-education-childhood. In this way, children are collaborative participants in the research, subjects of their own knowledge. The methodology occurs cyclically, alternating moments of action, reflection, and action again, adapted according to experiments, the context experienced in school, and based on the experiences of the Peripheral Group. Additionally, as research procedures/instruments, the following were carried out: bibliographic study; analysis of theses and dissertations on the research object and bibliographic research in journals; participant observation, with the development of workshops in action moments using existing participatory tools and methodologies, adaptation, and construction of others. As a result, it is understood that it was possible to build a collective and spatial consciousness with the children through their participation and cooperation in the meetings. Furthermore, it is observed that it is possible to explore the role of the architect and urban planner as an educator and the possibility of acting in this field with the proposition of building a degree in architecture and urban planning. Associated with the development of this idea, the convergence of methodologies and actions that can contribute to the opening of effective channels of children's participation in the field of public policies, especially educational and urban policies, is proposed - such as the possibility of creating a children's council.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.