Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49138
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElaineDeAlmeidaCabral_TESE.pdf5,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorYannoulas, Silvia Cristina-
dc.contributor.authorCabral, Elaine de Almeida-
dc.date.accessioned2024-07-23T21:53:41Z-
dc.date.available2024-07-23T21:53:41Z-
dc.date.issued2024-07-23-
dc.date.submitted2023-11-23-
dc.identifier.citationCABRAL, Elaine de Almeida. Pobreza, infraestrutura e rendimento escolar: aspectos da segregação socioeducacional na região Centro-Oeste. 2023. 219 f., il. Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49138-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objeto de estudo os efeitos, no rendimento acadêmico, da relação entre a distribuição espacial da infraestrutura escolar e das alunas e alunos em condição de pobreza. As categorias adotadas na pesquisa foram a contradição, com base em autores como Carlos Roberto Jamil Cury (1989); a desigualdade, com base em Robert Castel (1997), Gaudêncio Frigotto (1995) e Mônica Peregrino (2010); o espaço, com base em Milton Santos (1998; 2004); e a segregação, com base em Leandro Botinelli (2017) e Edmond Préteceille (2013). Para fim de delimitação dos dados, foram considerados as alunas e alunos em condição de pobreza beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) frequentes às escolas públicas municipais e estaduais de ensino fundamental da Região Centro-Oeste nos anos de 2011 e 2019. A análise dos dados foi realizada em quatro etapas: 1) cálculo da taxa de atendimento pelo PBF e da taxa de infraestrutura das escolas; 2) análise de correlação entre essas duas taxas e a taxa de distorção idade-série; 3) agrupamento das escolas em quartis com base nas três taxas analisadas; e 4) elaboração dos mapas de distribuição das escolas. A taxa de atendimento pelo PBF foi calculada considerando a relação entre a quantidade de beneficiários do programa e o número de matrículas por escola; a taxa de infraestrutura considerou 16 itens selecionados com base nos Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola e nas informações coletadas no Censo Escolar; e a taxa de distorção idade-série é publicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A elaboração dos mapas foi realizada com base nas coordenadas geográficas das instituições de ensino – obtidas a partir do Catálogo de Escolas do Inep ou por processo de geocodificação – e em arquivos vetoriais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados apontaram correlação moderada e inversa entre a taxa de beneficiários do PBF e a infraestrutura das escolas, especialmente no ano de 2019, e fraca correlação destas com a taxa de distorção idade-série. Observou-se que as escolas com menor porcentagem de beneficiários do PBF são as que possuem o maior número de itens de infraestrutura analisados, sendo as escolas rurais e municipais as que menos dispõem da infraestrutura básica. Esses resultados retratam que a desigualdade no acesso à educação é tanto um fenômeno social quanto espacial, configurado pela reprodução da segregação socioeducacional das alunas e alunos em condição de pobreza.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePobreza, infraestrutura e rendimento escolar : aspectos da segregação socioeducacional na região Centro-Oestept_BR
dc.title.alternativeelaine.cabral@inep.gov.brpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPobrezapt_BR
dc.subject.keywordRendimento escolarpt_BR
dc.subject.keywordPrograma Bolsa Famíliapt_BR
dc.description.abstract1The object of this research was to study the effects on academic performance of the relationship between the spatial distribution of school infrastructure and students living in poverty. The categories adopted were contradiction, based on authors such as Carlos Roberto Jamil Cury (1989); inequality, based on Robert Castel (1997), Gaudêncio Frigotto (1995) and Mônica Peregrino (2010); space, based on Milton Santos (1998; 2004); and segregation, based on Leandro Botinelli (2017) and Edmond Preteceille (2013). In order to delimit the data, we considered students in poverty who were beneficiaries of the Bolsa Família Program (PBF) and who attended municipal and state public elementary schools in the Midwest Region between 2011 and 2019. The data was analyzed in four stages: 1) calculating the PBF attendance rate and the school infrastructure rate; 2) analyzing the correlation between these two rates and the age-grade distortion rate; 3) grouping schools into quartiles based on the three rates analyzed; and 4) drawing up school distribution maps. The PBF attendance rate was calculated based on the ratio between the number of beneficiaries of the program and the number of enrolments per school; the infrastructure rate considered 16 items selected on the basis of the Minimum Standards for School Operation and the information collected in the School Census; and the age-grade distortion rate is published annually by the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (Inep). The maps were drawn up based on the geographical coordinates of the educational institutions - obtained from the Inep School Catalog or through a geocoding process - and vector files from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). The results showed a moderate and inverse correlation between the rate of PBF beneficiaries and school infrastructure, especially in 2019, and a weak correlation between these and the age-grade distortion rate. It was observed that the schools with the lowest percentage of PBF beneficiaries have the highest number of infrastructure items analyzed, with rural and municipal schools having the least basic infrastructure. These results show that inequality in access to education is both a social and a spatial phenomenon, characterized by the reproduction of socio-educational segregation of students living in poverty.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Serviço Social (ICH SER)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.