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Título: Análise do ensino de práticas sustentáveis nos cursos de graduação em Design de Moda no Distrito Federal
Autor(es): Gonzalez, Marcele Kristine Cardoso
Orientador(es): Abreu, Breno Tenório Ramalho de
Assunto: Moda - sustentabilidade
Design
Ensino superior
Distrito Federal (DF)
Indústria da moda
Data de publicação: 18-Jul-2024
Referência: GONZALEZ, Marcele Kristine Cardoso. Análise do ensino de práticas sustentáveis nos cursos de graduação em Design de Moda no Distrito Federal. 2024. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O ensino de moda no Brasil é recente, chegando ao país no final da década de 80 e sua formação deveria ter correlação direta com a sustentabilidade devido ao grande impacto ambiental que a indústria têxtil provoca ao fabricar uma peça de roupa. Ao analisar as grades curriculares das Instituições de Ensino Superior em design de moda, nota-se conteúdos em comum como história, metodologia científica, modelagem, costura, desenho e disciplinas relacionadas à material têxtil e marketing de moda, observando-se a escassez de disciplinas que abordam a sustentabilidade no aspecto ambiental e moda no contexto social, econômico e cultural, uma condição essencial para a promoção de melhorias para a população, tanto no que diz respeito ao seu bem estar quanto na sua formação. Diante disso, o presente trabalho acadêmico tem como objetivo analisar a formação do profissional de design de moda no Distrito Federal conforme as práticas sustentáveis explorando os projetos pedagógicos dos cursos e conduzindo entrevistas com os coordenadores e questionários aos alunos com intuito de compreender a integração das práticas sustentáveis no ensino-aprendizagem e efetividade do assunto na formação do futuro designer de moda. Investigamos as práticas sustentáveis nos cursos de Tecnologia em Design de Moda oferecidos pelo Centro Universitário IESB, Centro Universitário UNIP e Instituto Federal de Brasília. Adota-se uma abordagem exploratóriadescritiva de natureza qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica e análise documental. Para nortear a pesquisa, com base em autores exploramos conceitos como Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Moda e Projeto Pedagógico de Curso, para com isso, aplicar as metodologias de entrevistas junto as coordenações e questionários aos alunos das instituições de ensino superior mencionadas. Para essa análise e estudo de caso, foi preciso integras os projetos pedagógicos e respostas dos agentes, que resultou no mapeamento de estratégias como uma proposta para que os alunos atendam as demandas socioambientais da indústria da moda de forma consciente e engajada local.
Abstract: Fashion education in Brazil is recent, arriving in the country in the late 1980s, and its curriculum should have a direct correlation with sustainability due to the significant environmental impact caused by the textile industry when producing a piece of clothing. When analyzing the curricula of Higher Education Institutions in fashion design, common contents such as history, scientific methodology, pattern making, sewing, drawing, and disciplines related to textile materials and fashion marketing are noted, observing the scarcity of disciplines addressing sustainability in environmental aspects and fashion in the social, economic, and cultural context, an essential condition for promoting improvements for the population, both in terms of their well-being and their education. Therefore, this academic work aims to analyze the training of fashion design professionals in the Federal District according to sustainable practices by exploring the pedagogical projects of the courses and conducting interviews with coordinators and questionnaires with students in order to understand the integration of sustainable practices in teaching-learning and the effectiveness of the subject in the formation of future fashion designers. We investigated sustainable practices in the Fashion Design Technology courses offered by IESB University Center, UNIP University Center, and the Federal Institute of Brasília. An exploratory-descriptive approach of a qualitative nature is adopted, based on bibliographic research and document analysis. To guide the research, based on authors, we explore concepts such as Sustainability, Sustainable Development, Fashion, and Course Pedagogical Project, in order to apply methodologies of interviews with coordinations and questionnaires to students from the mentioned higher education institutions. For this analysis and case study, it was necessary to integrate the pedagogical projects and responses of the agents, which resulted in the mapping of strategies as a proposal for students to meet the socio-environmental demands of the fashion industry in a conscious and engaged manner locally.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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