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dc.contributor.advisorCosta, Joaze Bernardinopt_BR
dc.contributor.authorRocha, Erick Vinícius Andrade dapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-18T19:02:52Z-
dc.date.available2024-07-18T19:02:52Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.date.submitted2023-05-31-
dc.identifier.citationROCHA, Erick Vinícius Andrade da. "Falando a verdade frente ao poder", "falando a verdade às pessoas": uma leitura sobre poder e resistência a partir da sociologia de Patricia Hill Collins. 2023. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49029-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa como o poder é compreendido a partir da sociologia de Patricia Hill Collins. A hipótese deste trabalho é a de que Collins concebe a ideia de poder como forma não apenas de identificar as injustiças, mas também de resistir a elas. Buscamos compreender, a partir de uma ampla revisão bibliográfica da obra de Patricia Hill Collins, três questões: os caminhos que a autora percorre para analisar o poder, sua compreensão sobre como o poder opera e como resistir às desigualdades e injustiças resultantes de desigualdades de poder. No primeiro capítulo, apresentamos os aspectos teórico-metodológicos que, em nossa concepção, fornecem as bases para a análise que Collins faz sobre o poder, a saber, o ponto de vista coletivo de mulheres negras; a tensão entre experiência vivida e a sociologia tradicional; e a interseccionalidade. No segundo capítulo, analisamos mais diretamente o tema do poder, apresentando como Collins articula a ideia de matriz de dominação para propor a heurística dos domínios do poder: estrutural, disciplinar, cultural e interpessoal. Compreendemos também a ideia de dialética entre opressão e resistência proposta pela autora. Por fim, no último capítulo apresentamos como Collins articula a ideia de resistência a partir do conceito de comunidade, como o espaço onde as pessoas experienciam as relações de poder, e da pedagogia crítica. Recorremos, para abordar estes temas, a leitura que a autora faz sobre o racismo como sistema de poder, especificamente a ideologia do racismo colorblind. Concluímos que Collins entende o poder a partir de relações interseccionadas entre sistemas baseados em raça, classe, gênero, nação e sexualidade. Essas relações, que Collins analisa tanto a partir do ponto de vista da dominação, mas também da resistência, se organizam a partir da matriz de dominação e dos quatro domínios do poder. Compreender as formas de dominação que promovem injustiças e desigualdades sociais é um meio para pensar, mais amplamente, as formas de ruptura com os sistemas de dominação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title"Falando a verdade frente ao poder", "falando a verdade às pessoas" : uma leitura sobre poder e resistência a partir da sociologia de Patricia Hill Collinspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPoderpt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordInterseccionalidadept_BR
dc.subject.keywordCollins, Patricia Hill, 1948-pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work analyzes how power is understood from the sociology of Patricia Hill Collins. The hypothesis of this work is that Collins conceives the idea of power as a way not only to identify injustices, but also to resist them. We seek to understand, from a broad bibliographical review of Patricia Hill Collins' work, three questions: the paths that the author takes to analyze power, her understanding of how power operates and how to resist inequalities and injustices resulting from power inequalities . In the first chapter, we present the theoretical-methodological aspects that, in our view, provide the basis for Collins' analysis of power, namely, the collective point of view of black women; the tension between lived experience and traditional sociology; and intersectionality. In the second chapter, we analyze the theme of power more directly, showing how Collins articulates the idea of a matrix of domination to propose the heuristic of the domains of power: structural, disciplinary, cultural and interpersonal. We also understand the idea of dialectic between oppression and resistance proposed by the author. Finally, in the last chapter we present how Collins articulates the idea of resistance from the concept of community, as the space where people experience power relations, and critical pedagogy. To address these issues, we resort to the author's reading of racism as a system of power, specifically the ideology of colorblind racism. We conclude that Collins understands power from intersecting relationships between systems based on race, class, gender, nation and sexuality. These relations, which Collins analyzes both from the point of view of domination, but also from the point of view of resistance, are organized from the matrix of domination and the four domains of power. Understanding the forms of domination that promote injustice and social inequalities is a way to think more broadly about ways of breaking with domination systems.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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