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Título: Álbum de família : interseções entre a obra “Um defeito de cor”, a cidade de Salvador e a mulher negra diaspórica
Autor(es): Morais, Flora Egécia Oliveira
Orientador(es): Higawa, Célia Kinuko Matsunaga
Assunto: Mulheres negras
Salvador (BA)
Corpo humano
Pertencimento
Data de publicação: 18-Jul-2024
Referência: MORAIS, Flora Egécia Oliveira. Álbum de família: interseções entre a obra “Um defeito de cor”, a cidade de Salvador e a mulher negra diaspórica. 2023. 547 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa traça uma relação entre a corporeidade das mulheres negras diaspóricas no território da cidade de Salvador (BA) e a obra literária Um Defeito de Cor (2006), de Ana Maria Gonçalves. A obra tem o título inspirado na lei escravagista que permitia que pessoas negras e miscigenadas solicitassem que "a deficiência de cor fosse ignorada" se demonstrassem talento ou competência excepcional e foi escolhida como fio narrativo do estudo por ser uma metaficção historiográfica que apresenta a perspectiva de uma mulher negra ao narrar a história de Kehinde, ou Luísa Mahin. Durante o século XIX, Kehinde, de origem africana, ex-escravizada, mãe do advogado abolicionista brasileiro Luís Gama, é retratada no território e no espaço urbano, a partir da narração de experiências religiosas, sociais, políticas, afetivas, e de importantes revoltas abolicionistas ¾ como a Revolta dos Malês e a Sabinada. A pesquisa empregou a metodologia Álbum de Família (SILVA, 2006), a partir de visitas a 12 residências de famílias negras em Salvador, com o total de 28 pessoas entrevistadas e 491 imagens e objetos analisados. Os resultados principais da análise da pesquisa revelam que há áreas de convergência na análise comparativa entre a corporeidade, a relação com o território e o senso de pertencimento de mulheres negras, assim como há desafios e obstáculos enfrentados para que elas vivenciem a cidade em sua plenitude. Essa convergência é observada tanto nas experiências das mulheres negras em Salvador no século XIX, conforme relatado em Um Defeito de Cor, quanto nas narrativas obtidas por meio das entrevistas que realizamos na segunda década do século XXI. Além disso, na pesquisa de campo com os álbuns de família, identificamos uma mudança associada ao aumento do acesso ao território e a uma maior sensação de pertencimento à cidade por parte das mulheres negras. No entanto, evidencia-se que a vivência da corporeidade das mulheres diaspóricas guarda mais semelhanças com aquela do século XIX do que com a da situação atual, em que se apresenta a necessidade de garantir às mulheres negras o pleno acesso aos direitos humanos e ao direito à cidade.
Abstract: This research establishes a connection between the corporeality of diasporic black women in the city of Salvador, Bahia, and the literary work "Um Defeito de Cor" (2006) by Ana Maria Gonçalves. The book title, inspired by the slavery law that allowed black and mixed-race people to request that "the deficiency of color be overlooked" if they demonstrated exceptional talent or competence, was chosen as the narrative thread of the study because it is a historiographic metafiction that presents a black woman's perspective by narrating the story of Kehinde, or Luísa Mahin. During the 19th century, Kehinde, of African origin and a former slave, mother of the Brazilian abolitionist lawyer Luís Gama, is depicted in the territory and urban space, narrating religious, social, political, affective experiences, and significant abolitionist riots, such as the Revolt of the Malês and the Sabinada. The research used the Family Album methodology (SILVA, 2006), based on visits to 12 households of black families in Salvador, with a total of 28 people interviewed and 491 images and objects analyzed. The main results of the research analysis reveal areas of convergence in the comparative analysis between corporeality, the relationship with the territory, and the sense of belonging of black women, as well as the challenges and obstacles faced in experiencing the city fully. This convergence is observed both in the experiences of black women in Salvador in the 19th century, as reported in "Um Defeito de Cor", and in the narratives obtained through interviews conducted in the second decade of the 21st century. Furthermore, in the field research with family albums, a change was identified associated with increased access to the territory and a greater sense of belonging to the city by black women. However, it is evident that the experience of the corporeality of diasporic women has more similarities with that of the 19th century than with the current situation, highlighting the need to ensure that black women have full access to human rights and to the city.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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