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Título: Como vou explicar isso a uma criança? : análise das repercussões da publicidade fora do armário (outvertising)
Autor(es): Jansen, Lucas Lima
Orientador(es): Machado, Liliane Maria Macedo
Assunto: Outvertising
Publicidade - relações de gênero
LGBTQIAP+
Diversidade sexual
Data de publicação: 17-Jul-2024
Referência: JANSEN, LUCAS LIMA. Como vou explicar isso a uma criança?: análise das repercussões da publicidade fora do armário (outvertising). 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A outvertising consiste em uma tendência publicitária contemporânea, que recorre a uma retórica contraintuitiva e desconstrucionista, rejeitando os tradicionais estereótipos negativos de identidades de gênero e sexualidades e evidenciando pessoas LGBTI+ como protagonistas das comunicações de marca. Ao considerar o referido conceito, o problema central deste estudo consiste em questionar, a partir do contexto sócio-histórico, como as narrativas da outvertising repercutem na sociedade. Diante deste questionamento, verificou-se que ao contrário das críticas que consideram a outvertising como apologia às transgeneridades e homossexualidades, essas campanhas não promovem tais identidades de forma moralizante, na verdade denunciam preconceitos e estereótipos negativos em matéria de identidades de gênero e sexualidades. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a outvertising, tendo como objeto de estudo a campanha "Como explicar?" do Burger King Brasil e suas repercussões, elencadas a partir das (I) Hashtags "#BurgerKingLixo" e "#BurgerKingNuncaMais", no Twitter; (II) Crítica do apresentador Sikêra Jr., durante o programa Alerta Nacional, da RedeTV!; (III) Projeto de Lei (PL) nº 504/2020, em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; e (IV) Representação nº 135/21 do Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, que julgou as denúncias contra a campanha. Para isso, percorreu-se um trajeto a fim de analisar as narrativas publicitárias contemporâneas, dos ativismos sociais (feminismos, antirracismo e LGBTI+) e da relação entre infâncias e mídia. Para cumprir com seu propósito, este estudo recorreu à análise de discurso de vertente francesa, tendo como principal expoente Dominique Maingueneau, utilizando-se da ferramenta das formações discursivas, na finalidade de compreender as estratégias adotadas pelas repercussões sociais da outvertising. Os resultados do referido estudo compreenderam na formação de três principais formações discursivas: "Inimigos em comum," "Proteção às crianças," e "Orgulho e respeito." Esta pesquisa revela complexas formações discursivas e debates em torno da diversidade e respeito às identidades LGBTI+. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada das estratégias discursivas e políticas relacionadas à publicidade e à diversidade de identidades de gênero e sexualidades na sociedade contemporânea.
Abstract: Outvertising is a contemporary advertising trend that employs a counterintuitive and deconstructive rhetoric, rejecting traditional negative stereotypes of gender and sexual identities, and highlighting LGBTI+ individuals as protagonists in brand communications. Considering this concept, the central issue of this study is to question, from a socio-historical context, how outvertising narratives resonate in society. Faced with this inquiry, it was found that, contrary to criticisms characterizing outvertising as an endorsement of transgender and homosexual identities, these campaigns do not promote such identities in a moralizing manner; instead, they expose prejudices and negative stereotypes regarding gender and sexual identities. The general objective of the research is to analyze outvertising, focusing on the campaign "Como explicar?" (How to explain?) by Burger King Brazil and its repercussions, outlined through (I) hashtags "#BurgerKingLixo" and "#BurgerKingNuncaMais" on Twitter; (II) criticism from presenter Sikêra Jr. during the Alerta Nacional program on RedeTV!; (III) Bill (PL) No. 504/2020 under consideration in the Legislative Assembly of the State of São Paulo; and (IV) Representation No. 135/21 from Conar, the National Council for Self-Regulation in Advertising, which adjudicated complaints against the campaign. To achieve this, a path was taken to analyze contemporary advertising narratives, social activism (feminisms, anti-racism, and LGBTI+), and the relationship between childhood and media. To fulfill its purpose, this study relied on French discourse analysis, with Dominique Maingueneau as a key exponent, using the tool of discursive formations to understand the strategies adopted by social repercussions of outvertising. The results of this study encompassed the formation of three main discursive formations: "Common Enemies," "Protection of Children," and "Pride and Respect." This research reveals complex discursive formations and debates surrounding diversity and respect for LGBTI+ identities. It contributes to a deeper understanding of discursive and political strategies related to advertising and the diversity of gender and sexual identities in contemporary society.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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