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Título: Discussões de natureza da ciência conduzidas por uma professora de química do ensino básico : análise das contribuições do modelo de ciências para o ensino de ciências
Autor(es): Lima, Marcondes Medeiros de
Orientador(es): Ibraim, Stefannie de Sá
Assunto: Educação básica
Educação em ciência
Professores
Data de publicação: 17-Jul-2024
Referência: LIMA, Marcondes Medeiros de. Discussões de natureza da ciência conduzidas por uma professora de química do ensino básico: análise das contribuições do modelo de ciências para o ensino de ciências. 2023. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Atualmente, há uma concordância na área de Educação em Ciências a respeito da importância de discussões sobre Natureza da Ciência em todos os níveis de ensino. Entretanto, não se tem um consenso sobre o que ensinar de Natureza da Ciência, nem sobre como levar essas discussões. Além dessa falta de consonância, se observa que tais debates, muitas vezes, não se concretizam nas salas de aula. Na tentativa de oferecer suporte para solucionar essas questões, diversas abordagens de Natureza da Ciência têmse difundido na literatura, sendo uma delas a pautada no Modelo de Ciências para o Ensino de Ciências versão 2 (MoCEC v.2). O MoCEC v.2 aborda a Ciência como uma atividade complexa, que pode ser analisada a partir de diferentes áreas do conhecimento, sendo que em cada uma dessas áreas são elencados aspectos de Natureza da Ciência, os quais são definidos detalhadamente. Em nossa pesquisa, sinalizamos que o MoCEC v.2 tem sido utilizado para duas finalidades no Ensino de Ciências: (i) propor situações de ensino sobre Ciências; e (ii) como ferramenta de análise no contexto de discussões de Natureza da Ciência. No âmbito das publicações sobre o modelo, pouco se discutiu sobre o uso do MoCEC v.2 na proposição de situações de ensino por professores. Diante disso, discutimos como uma professora que atua na Educação Básica utilizou o MoCEC v.2 para analisar e depois para planejar uma sequência de ensino envolvendo Natureza da Ciência, além de discutirmos como ela interagiu com o MoCEC v.2 durante estas situações. Para investigar esta problemática, utilizamos a metodologia de estudo de caso, na perspectiva da pesquisa qualitativa. Observamos que a docente manifestou oito aspectos de Natureza da Ciência ao refletir sobre como abordaria em suas aulas uma proposta didática referente a um caso sociocientífico sobre o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (MG). E em sua proposta didática sobre o desenvolvimento dos modelos atômicos, ela manifestou dezessete aspectos de Natureza da Ciência. A partir disso, algumas de nossas conclusões foram que a professora: i) conseguiu promover discussões a partir do MoCEC v.2; ii) teve dificuldades em diferenciar duas das áreas presentes no modelo, sendo elas Antropologia da Ciência e Sociologia da Ciência, assim como de discutir alguns dos aspectos de Natureza da Ciência; e iii) demonstrou estar mais confortável em usar as áreas do MoCEC v.2 em detrimento de seus aspectos. Apontamos que nossas discussões fomentam as reflexões sobre elementos que podem contribuir para a inserção de discussões de Natureza da Ciência em sala de aula, especialmente a partir do MoCEC v.2. E sinalizamos a importância de investigar o uso da ferramenta em situações reais de ensino promovidas por professores da Educação Básica, assim como enfatizamos a relevância de discutir Natureza da Ciência a partir de diversas estratégias, como casos históricos, sociocientíficos e atividades investigativas.
Abstract: Currently, there is a consensus regarding the importance of discussions on the Nature of Science at all levels of education. However, there is no consensus on what to teach about Nature of Science, and on how to carry out these discussions. In addition to the fault of consensus, it is observed that such discussions are often not present in classrooms. To offer support to resolve these issues, several Nature of Science approaches have been disseminated in the literature, one of which is based on the Model of Science for Science Education version 2 (MoSSE v.2). MoSEE v.2 presents Science as a complex activity, which can be analyzed from different areas of knowledge, with each of these areas having its constituent aspects of the Nature of Science, which are defined in detail. In our research, we highlighted that MoSSE v.2 has been used for two purposes in Science Education: (i) proposing teaching situations about Science; and (ii) as an analysis tool in the context of discussions on the Nature of Science. Within the scope of publications about the model, little was discussed about the use of MoSSE v.2 in proposing teaching situations by teachers. Based on that, we discuss how a teacher, who works in middle and high school, used MoSSE v.2 to analyse and plan teaching situations involving Nature of Science, in addition to discussing how she interacted with MoSEE v.2 during these situations. To investigate this situation, we used the case study methodology and found that the teacher expressed eight aspects of the Nature of Science when reflecting on how she would approach in her classes a didactic proposal referring to a socio-scientific case about the collapse of the mineral tailings in Brumadinho (MG). And in her didactic proposal on the development of atomic models she expressed seventeen aspects of the Nature of Science. From that, we concluded that the teacher: i) managed to promote discussions using MoSSE v.2 as a base; ii) had difficulty in differentiating two areas present in the model, namely Anthropology of Science and Sociology of Science, as well as discussing some of the aspects of Nature of Science; and iii) demonstrated that they were more comfortable using MoSSE v.2 areas rather than aspects. We point out that our discussions encourage reflections on elements that can contribute to the insertion of discussions on the Nature of Science in the classroom, especially from MoSSE v.2. And we highlight the importance of investigating the use of the tool in real teaching situations promoted by basic education teachers, as well as emphasizing the relevance of discussing Nature of Science from different teaching strategies, such as historical, socio-scientific cases and investigative activities.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Física (IF)
Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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