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Título: Lutas pela resistência e processos de legitimação de contextos de formação de professores : sobrevivendo à cultura e tecendo possibilidades críticas
Autor(es): Ferreira, Diogo Pacher
Orientador(es): Santos, Paulo Gabriel Franco dos
Assunto: Formação de professores
Resistência
Neoliberalismo
Capitalismo
Data de publicação: 17-Jul-2024
Referência: FERREIRA, Diogo Pacher. Lutas pela resistência e processos de legitimação de contextos de formação de professores: sobrevivendo à cultura e tecendo possibilidades críticas. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A pesquisa desenvolvida busca valorizar as ações que geram resistência à crise formativa estabelecida no contexto da educação. Diante do declínio da formação cultural e científica, os Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP), constituídos por membros da universidade e da escola em um contexto de formação de professores, surgem como alternativa que busca valorizar um projeto formativo crítico e autêntico, fomentando ações que criam um movimento de resistência, especialmente, na formação de professores. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo identificar as ações desenvolvidas nos PGP que viabilizam movimentos de resistência a uma lógica capitalista neoliberal. Para tanto, buscamos responder a seguinte pergunta: “No contexto educacional, especialmente na formação de professores, quais ações têm sido desenvolvidas historicamente nos PGP que viabilizam movimentos de resistência à lógica capitalista neoliberal?”. De natureza qualitativa e fundamentada epistemologicamente na dialogicidade de Paulo Freire, resgatamos nas memórias a história pronunciada por oito sujeitos que participaram de PGP. Os diálogos foram conduzidos no formato de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados mostram quatro características importantes para o desenvolvimento de um movimento de resistência na formação de professores: (1) ações formativas realizadas a partir da realidade concreta da escola; (2) organização formativa amparada por um coletivo e centralizada na práxis; (3) desenvolvimento de práticas de ensino balizadas sobre as perspectivas das questões sociocientíficas; (4) valorização da perspectiva dialógica. Por fim, entendemos que o contexto formativo de professores deve estar munido de esperanças para garantir forças não só para sobreviver as opressões, mas para superá-las. A formação de professores é um problema político e deve estar presente nas agendas críticas para que os sentidos de resistência sejam fortalecidos e não esmoreçam em meio às opressões sistêmicas.
Abstract: This research seeks to value actions that resist to the established formative crisis in the education context. Amidst the decline of cultural and scientific training, the Small Groups of Research (SGR), collaborations involving university and school members in teacher training, emerge as an alternative. They aim to emphasize a critical and authentic formative project, encouraging actions that instigate a resistance movement, particularly within teacher training. The research aim is to identify actions within SRGs that enable resistance movements against neoliberal capitalist logic, focusing on the educational context, particularly in teacher training. To this end, we sought to answer the following question: "In the educational context, especially in teacher training, what actions have historically been developed in SGR that enable movements of resistance to neoliberal capitalist logic?" Qualitative research grounded epistemologically in Paulo Freire is dialogical approach, the study gathers the narratives from eight individuals who were part of SRGs, retrieving their pronounced experiences and perspectives. Conducted through semi- structured interviews, the dialogues were analyzed using content analysis. Results reveal four crucial characteristics for developing a resistance movement in teacher training: (1) formative actions based on the concrete reality of the school; (2) formative organization supported by a collective and centered on praxis; (3) development of teaching practices aligned with socio-scientific perspectives; (4) emphasis on dialogical perspective. Ultimately, the teacher training context should be infused with hope to not only endure oppressions but to overcome them. Teacher training is a political issue and should be on critical agendas to strengthen resistance against systemic oppressions.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Física (IF)
Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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