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RenataDeOliveiraMirandaGomes_DISSERT.pdf7,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Christiana Soares dept_BR
dc.contributor.authorGomes, Renata de Oliveira Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-16T20:55:57Z-
dc.date.available2024-07-16T20:55:57Z-
dc.date.issued2024-07-16-
dc.date.submitted2023-07-06-
dc.identifier.citationGOMES, Renata de Oliveira Miranda. #TodaCriançaSegura: o instagram como ferramenta para a comunicação pública da ciência na campanha de vacinação infantil contra a Covid-19. 2023. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48934-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEm um momento de crise de saúde pública, como é a pandemia da Covid-19, faz-se necessária uma constante comunicação de interesse público sobre a ciência e a saúde, além do contato próximo com os cidadãos. A presente dissertação busca entender se as plataformas de mídias sociais dos órgãos governamentais fomentam a Comunicação Pública da ciência e, se positivo, como estes processos acontecem. Para responder à questão, realizou-se estudo de caso sobre a comunicação da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo no âmbito da campanha de vacinação infantil contra a Covid-19. Foi feita uma Análise de Conteúdo (AC) das postagens do Instagram oficial da Secretaria de Saúde (@saude_sp) entre os dias 16 de dezembro de 2021 e 17 de abril de 2022, e dos comentários destas publicações. Também foi realizada entrevista semiestruturada com Ator Público responsável pela coordenação da Comunicação da Secretaria. Percebeu-se que a campanha de comunicação em questão tinha como objetivo central informar a comunidade da necessidade de se levar as crianças para tomar a vacina contra a Covid19. A informação tinha como ponto focal levar o conhecimento em sua maioria das vezes. No entanto, esse conhecimento, na maior parte da análise, não representou um exemplo de Comunicação Pública da Ciência, devido à falta de fontes científicas. Tem-se então que o uso da plataforma de rede social pela Secretaria Estadual de Saúde fomentou residualmente a Comunicação Pública da Ciência, em especial pelo baixo uso de fontes científicas e diálogo ativo com os cidadãos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title#TodaCriançaSegura : o instagram como ferramenta para a comunicação pública da ciência na campanha de vacinação infantil contra a Covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação públicapt_BR
dc.subject.keywordComunicação em saúdept_BR
dc.subject.keywordMídia socialpt_BR
dc.subject.keywordSão Paulo (SP). Secretaria Estadual de Saúde de São Paulopt_BR
dc.subject.keywordInstagrampt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1At a time of public health crisis, such as the Covid-19 pandemic, constant public interest communication about science and health is necessary, in addition to close contact with citizens. This research project seeks to understand whether the social media platforms of government agencies foster public communication of science and, if so, how these processes take place. To answer the question, a case study was carried out on the communication of the State Department of Health of São Paulo within the scope of the childhood vaccination campaign against Covid-19. A Content Analysis (CA) was carried out on the official Instagram posts of the Secretariat of Health (@saude_sp) between December 16, 2021, and April 17, 2022, and the comments on these publications. A semistructured interview was also carried out with the Public Actor responsible for coordinating the Secretariat's Communication. It was noticed that the communication campaign in question had the central objective of informing the community of the need to take children to receive the vaccine against Covid-19. Information had as its focal point bringing knowledge most of the time, however this knowledge, in most of the analysis, did not represent an example of Public Communication of Science, due to the lack of scientific sources. Therefore, the use of the social network platform by the State Secretary of Health residually promoted Public Communication of Science, due to the low use of scientific sources and active dialogue with the citizens.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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