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2023_VictorVasconcelosDeSouza_TESE.pdf1,97 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
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dc.contributor.advisorMoura, Cristiane Faiad de-
dc.contributor.authorSouza, Victor Vasconcelos de-
dc.date.accessioned2024-07-15T16:16:15Z-
dc.date.available2024-07-15T16:16:15Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.date.submitted2023-05-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Victor Vasconcelos de. Adaptação de uma medida de inteligência emocional para um teste adaptativo computadorizado para o contexto brasileiro. 2023. 194 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48856-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo adaptar dois testes de inteligência emocional (IE) para um método de administração computadorizado adaptativo e para uma amostra brasileira: o Teste Situacional de Compreensão Emocional (Situational Test of Emotional Understanding [STEU]) e o Teste Situacional de Gerenciamento Emocional (Situational Test of Emotional Management [STEM]). O primeiro manuscrito estabeleceu a perspectiva teórica adotada no decorrer do trabalho. No segundo manuscrito, esta perspectiva serviu de base para a tomada de decisão editorial no decorrer do procedimento de retrotradução dos testes. Em seguida, foram analisadas as evidências de validade das versões adaptadas do STEU e STEM. Os testes foram aplicados em 688 participantes adultos que também responderam à Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) e ao Teste Reduzido dos Fatores de Personalidade (ER5FP), em uma replicação parcial do estudo original de validação de MacCann e Roberts (2008). Os resultados revelaram que as versões finais dos testes adaptados, com 32 (STEU) e 30 itens (STEM), obtiveram bons índices de ajuste globais na análise fatorial confirmatória, e globais e por item nas modelagens de teoria de resposta ao item (TRI). Os coeficientes de correlação com o SWLS e os cinco fatores do ER5FP fundamentaram as evidências de validade com base em relações com variáveis externas. No terceiro manuscrito foram discutidas as vantagens, desvantagens, e aspectos práticos da testagem adaptativa computadorizada (CAT). No quarto manuscrito, apresentou-se a adaptação dos testes STEU e STEM para uma CAT. Para isso, foram realizadas simulações de administrações adaptativas dos testes utilizando os padrões de resposta previamente coletados. Algoritmos de seleção de itens (ISA) baseados na maximização da informação coletada foram capazes de obter estimativas de habilidade e erro padrão equivalentes com a administração de menos itens para 368 (53,5%) participantes. Os algoritmos baseados na informação de Fisher foram mais eficientes, mas também mais enviesados do que aqueles baseados na informação de Kullback-Leibler. Em conjunto, e levando em consideração o princípio de validity by design proposto por Mislevy (2007), as evidências de validade com base no conteúdo do teste acumuladas por meio do procedimento de adaptação transcultural e de construção do teste com base na teoria de Roseman (2001) e no paradigma do teste de julgamento situacional formam um argumento convincente de validade. Além disso, o resultado das modelagens estatísticas revelou adequação dos índices de ajuste, enquanto os resultados das simulações revelaram a pertinência da utilização dos testes como CATs. Além de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em IE, a disponibilização de um teste psicológico como CAT tem desdobramentos importantes. O desenvolvimento de medidas neste formato tem benefícios para validade e precisão da testagem. Para os benefícios do CAT que exigem grandes bancos de item, a disponibilização dos itens do STEU e do STEM com os parâmetros psicométricos permitirá o emprego de delineamentos de blocos incompletos balanceados, facilitando a multiplicação de formas dos testes. Isto é particularmente interessante para estes testes, que tiveram métodos sistemáticos de construção de itens com base em teorias causais objetivas. Espera-se que os testes adaptados sejam utilizados na testagem futura do modelo da teoria Mayer–Salovey–Caruso no Brasil, mas também que novos testes psicológicos sejam construídos no modelo de CAT.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAdaptação de uma medida de inteligência emocional para um teste adaptativo computadorizado para o contexto brasileiropt_BR
dc.title.alternativeAdaptation of a measure of emotional intelligence into a computer-adaptive test for the brazilian contextpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordInteligência emocionalpt_BR
dc.subject.keywordTestagem adaptativa computadorizadapt_BR
dc.subject.keywordTeoria Mayer–Salovey–Carusopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to adapt two emotional intelligence (EI) tests for a computerized and adaptive administration method and for a Brazilian sample, the Situational Test of Emotional Understanding (STEU) and the Situational Test of Emotional Management (STEM). The first manuscript established the theoretical perspective adopted throughout the work. In the second manuscript, this perspective served as the basis for editorial decision-making during the backtranslation procedures of the tests. Then, the evidence of validity of the adapted versions of STEU and STEM was analyzed. The tests were applied to 688 adult participants, who also answered the Life Satisfaction Scale (SWLS) and the Reduced Test of Personality Factors (ER5FP), in a partial replication of the original study by MacCann and Roberts (2008). The results revealed that the final versions of the adapted tests, with 32 (STEU) and 30 items (STEM), obtained good global fit indices in the confirmatory factor analysis, and global and per-item fit in the IRT models. The correlation coefficients with the SWLS and the five factors of the ER5FP supported the evidence of validity based on relationships with external variables. In the third manuscript, the advantages, disadvantages, and practical aspects of computer-adaptive testing (CAT) were discussed. In the fourth manuscript, the adaptation of the STEU and the STEM for a CAT was presented. For this, simulations of CAT administrations of the tests were carried out using the response patterns previously collected from the participants. Item selection algorithms (ISA) based on maximizing collected information were able to obtain equivalent ability estimates and standard error levels with the administration of fewer items for 368 (53.5%) participants. Algorithms based on Fisher information were more efficient but also more biased than those based on Kullback-Leibler. In sum, considering the principle of validity by design proposed by Mislevy (2007), validity evidence accumulated through cross-cultural adaptation procedure and test construction based on Roseman’s (2001) theory and situational judgment testing paradigm form a convincing argument for validity. In addition, results from statistical models revealed adequate fit indices, and simulation results revealed adequacy of using adapted tests as CATs. In addition to contributing to development of EI research, availability of a psychological test such as CAT has important consequences. Developing measures in this format has benefits for test validity and reliability. Availability of items along with their IRT parameters also allows use of balanced incomplete block designs, facilitating multiplication of test forms. This is particularly interesting for STEU and STEM, which had systematic item construction based on objective theory. It is hoped that these adapted tests will be used in future testing of Mayer-Salovey-Caruso theory model in Brazil but also that new psychological tests will be built using CAT methodology.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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