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dc.contributor.advisorBorges-Andrade, Jairo Eduardo-
dc.contributor.authorBarbosa, Isa Albuquerque-
dc.date.accessioned2024-07-11T16:42:03Z-
dc.date.available2024-07-11T16:42:03Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.date.submitted2023-05-26-
dc.identifier.citationBARBOSA, Isa Albuquerque. Aprendizagem e desenvolvimento profissional em mediação e conciliação judiciais. 2023. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48764-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO respeito aos direitos humanos e a paz social dependem parcialmente de uma eficiente resolução de litígios, o que pode não ocorrer quando há um volume crescente de processos judiciais. Para enfrentálo, existem opções autocompositivas – apoiadas em mediadores ou conciliadores judiciais capacitados. Hipotetizou-se que o desenvolvimento profissional (DP) dessas pessoas está positivamente associado a singularidades formais e informais de aprendizagem. Participaram da pesquisa egressos de cursos de formação em mediação e conciliação judiciais, que responderam perguntas sobre variáveis demográficas e três escalas de medida referentes ao impacto desses cursos e a como seus egressos utilizam estratégias para aprender enquanto atuam e a sua percepção de DP. Evidências de validade foram verificadas para essas escalas. As de impacto e de DP são unifatoriais e a de estratégias tem dois fatores, relativos às buscas de ajuda externa (social, com pares) e interna (cognitiva e solitária). Análises de Regressão Múltipla não foram significativas para a variável critério Percepção Evolutiva do Desenvolvimento Profissional (PEDP); mas o foram com os escores de Percepção de “Preparo atual” da mesma escala. Essa percepção é predita por escolaridade, sexo, tempo após o curso e seu impacto e estratégias de aprendizagem de busca de ajuda interna. Ofereceram-se contribuições teóricas, metodológicas e subsídios para decisões sobre o desenvolvimento de competências visando à melhoria na qualidade dos serviços realizados. Essas decisões devem considerar que a aprendizagem que apoia essa qualidade não está somente baseada no curso obrigatório inicial. Ela ocorre e deve ser promovida durante a subsequente atuação de seus egressos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAprendizagem e desenvolvimento profissional em mediação e conciliação judiciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProcesso judicialpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem informalpt_BR
dc.subject.keywordMediaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Respect for human rights and social peace partially depend on efficient dispute resolution, which may not occur when there is an increasing volume of lawsuits. To face it, there are self-compositional options – supported by trained mediators or judicial conciliators. It was hypothesized that the professional development (PD) of these people is positively associated with formal and informal learning singularities. Graduates of training courses in mediation and judicial conciliation participated in the survey, who answered questions about demographic variables and three measurement scales referring to the impact of these courses and how their graduates use strategies to learn while acting and their perception of PD. Validity evidence was verified for these scales. Impact and PD are unifactorial and learning strategies have two factors, related to the search for outer help (social, with peers) and inner help (cognitive and solitary). Multiple Regression Analyzes were not significant for the criterion variable Evolutionary Perception of Professional Development; but so were the “Current Preparedness” Perception scores on the same scale. This perception is predicted by schooling, gender, time after the course and its impact, and seeking inner help learning strategies. Theoretical and methodological contributions were offered, as well as subsidies for decisions on the development of skills aimed at improving the quality of services provided. These decisions must consider that the learning that supports this quality is not based solely on the initial mandatory course. It occurs and must be promoted during the subsequent performance of its graduates.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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