Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48671
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdelmaLopesDaCosta_DISSERT.pdf3,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Molusco invasor gigante africano (Achatina fulica Bowdich, 1822) : uma proposta de sequência didática investigativa no ensino de biologia
Autor(es): Costa, Idelma Lopes da
Orientador(es): Silva, Maria Julia Martins
Assunto: Estratégias de aprendizagem
Espécies exóticas
Didática - ensino médio
Ensino de biologia
Data de publicação: 9-Jul-2024
Referência: COSTA, Idelma Lopes da. Molusco invasor gigante africano (Achatina fulica Bowdich, 1822): uma proposta de sequência didática investigativa no ensino de biologia. 2022. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Temas atuais e de relevância no cotidiano do aluno, quando incorporados as discussões na sala de aula, costumam envolver o estudante no processo pedagógico, facilitando a prática docente e a aquisição do conhecimento. O ensino investigativo, uma abordagem didática baseada no questionamento, na resolução de problemas e na comunicação usando os processos da investigação científica cumpre o papel de tornar o ensino uma prática bem-sucedida. Subsidiado na necessidade de usar estratégias eficazes no Ensino de Biologia o presente projeto, teve como principal objetivo criar uma sequência didática para abordar temas como Moluscos e Bioinvasão na disciplina de Biologia, utilizando um modelo vivo, o caramujo gigante africano (Achatina fulica). O projeto, elaborado segundo os pilares da metodologia de pesquisa qualitativa, foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves em Goiânia (GO), Foi proposta uma sequência didática investigativa, intitulada: “Caramujo Gigante Africano, um molusco bioinvasor”. Com vistas a atender os objetivos propostos a sequêndia didática foi composta das seguintes etapas: interpretação e compreensão de textos jornalísticos, aula de campo nas dependências da escola, construção de um terrário para inserção e observação do caramujo, infográfico informativo e avaliação dos conhecimentos adquiridos através de questionário. As interpretações, impressões, pontos de vista, questionários, registros orais e escritos, permitiram compreender as percepções dos alunos, durante e após a sequência didática. Sobre o uso de modelos biológicos vivos para aquisição de conceitos, esta sequência mostrou-se perfeitamente possível e simples de se realizar em qualquer outro ambiente escolar, não carecendo de gastos com aquisição de materiais ou de estruturas específicas. As aulas com modelos biológicos vivos deram um caráter mais estimulante às aulas de biologia. Durante todo o percurso das aulas foi observado que os alunos se envolveram no processo, tornando os verdadeiros protagonistas na construção do conhecimento.
Abstract: Current and relevant topics in the student's daily life, when incorporated into the discussions in the classroom, usually involve the student in the pedagogical process, facilitating teaching practice and the acquisition of knowledge. Investigative teaching, a didactic approach based on questioning, problem solving and communication using the processes of scientific investigation, fulfills the role of making teaching a successful practice. Supported by the need to use effective strategies in Biology Teaching, the main objective of this project was to create a didactic sequence to address topics such as Molluscs and Bioinvasion in the discipline of Biology, using a live model, the giant African snail (Achatina fulica). The project, developed according to the pillars of qualitative research methodology, was developed with high school students from Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves in Goiânia (GO)”. In order to meet the proposed objectives, the didactic sequence was composed of the following steps: interpretation and understanding of journalistic texts, field class on the school premises, construction of a terrarium for insertion and observation of the snail, informative infographic and evaluation of the knowledge acquired through of questionnaire. The interpretations, impressions, points of view, questionnaires, oral and written records, allowed us to understand the students' perceptions, during and after the didactic sequence. Regarding the use of live biological models for the acquisition of concepts, this sequence proved to be perfectly possible and simple to perform in any other school environment, without the need for expenses with the acquisition of materials or specific structures. The classes with live biological models gave a more stimulating character to the biology classes. Throughout the course of the classes, it was observed that the students were involved in the process, becoming the true protagonists in the construction of knowledge.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.