Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/4843
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Antonio Isidro-Filho.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações : análise de suas relações com liderança em uma organização financeira
Autor(es): Isidro-Filho, Antonio
Orientador(es): Guimarães, Tomás de Aquino
Assunto: Aprendizagem organizacional
Aprendizagem
Cultura
Liderança
Administração de empresas
Data de publicação: 27-Mai-2010
Referência: ISIDRO FILHO, Antonio. Mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações: análise de suas relações com liderança em uma organização financeira. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar as relações entre liderança, mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações, a partir de percepções de indivíduos de uma organização financeira. Foram desenvolvidas e validadas duas escalas de medida: a Escala de Mecanismos de Aprendizagem em Organizações (EMAO), baseada na proposta de López, Peón e Ordás (2005), e a Escala de Cultura de Aprendizagem em Organizações (ECAO), de acordo com o modelo proposto por Ellis et al. (1999). Utilizou-se também a Escala de Avaliação do Estilo Gerencial (EAEG), validada por Melo (2004), para aferição de percepções acerca da liderança na organização. O referencial teórico discute conceitos e teorias de aprendizagem em organizações, e enfatiza a descrição de mecanismos de aprendizagem enquanto faceta técnica, e a cultura de aprendizagem enquanto faceta social desse processo. Conceitos e teorias de liderança também são discutidos, e destaca-se relações entre essa variável e aprendizagem em organizações. As escalas foram traduzidas da língua inglesa para portuguesa com adequação para o contexto brasileiro, e submetidas à validação semântica com funcionários da organização estudada. A primeira escala é constituída de 22 itens, e a segunda de 25 itens. Ambas contêm duas escalas de concordância (ocorrência e importância) do tipo Likert de cinco pontos, campos dissertativos e de informações pessoais e funcionais. A EAEG foi utilizada em sua forma original validada por Melo (2004). Foi elaborado o IPA - Índice de Prioridade de Ações de Aprendizagem em Organizações. A coleta de dados se deu via internet, alcançando 506 instrumentos válidos. Os resultados das análises fatoriais mostraram a validade das escalas de medida e indicaram a existência de 3 fatores para a Escala de Mecanismos de Aprendizagem em Organizações: "Aquisição Interna e Externa de Conhecimentos", "Compartilhamento de Conhecimentos" e "Codificação e Controle de Conhecimentos". Para a Escala de Cultura de Aprendizagem em Organizações, foram observados 3 fatores: "Responsabilidade e Abertura à Aprendizagem", "Transparência no Desempenho no Trabalho" e "Integridade e Igualdade no Trabalho". A estrutura fatorial da EAEG validada por Melo (2004) foi confirmada. Os resultados demonstraram a existência de diferenças significativas entre as percepções definidas a partir das variáveis demográficas e funcionais em relação aos fatores de liderança, mecanismos e cultura de aprendizagem. Além disso, observou-se liderança e informações pessoais e funcionais como preditoras dos fatores mecanismos e cultura de aprendizagem em organizações. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The main research objective was to investigate the relation of leadership, learning mechanisms and learning culture in organizations, from individuals` perceptions of a financial organization. Two scales of measure were developed and validated: Learning Mechanisms Scale in Organizations (LMSO), based on the proposal of López, Peón and Ordás (2005), and Learning Culture Scale in Organizations (LCSO), in accordance with Ellis et al. (1999). The Managerial Styles Evaluation Scale (MSES) of Melo (2004) was also used to identify the perceptions concerning leadership in the organization. The theoretical framework discusses concepts and theories of learning in organizations, and emphasizes the description of learning mechanisms, while technique facet and the learning culture, while social facet of this process. Concepts and theories of leadership are also discussed and the relation of this variable and learning in organizations are distinguished. The scales were translated from the English language to Portuguese with adequacy to the Brazilian context and submitted to the semantics validation with employees of the studied organization. The first scale is constituted of 22 items and the second scale is constituted of 25 items. Both contain two scales of agreement (occurrence and importance), with five points each, dissertations, personal and functional information fields. The MSES was used in its original form validated by Melo (2004). The Learning Action Priority Indicator in Organizations was elaborated. The data collection was made through the internet, reaching 506 valid instruments. The factorial analyses results showed the measure scales` validity and indicated the existence of 3 factors in Learning Mechanisms Scale in Organizations called: "Internal and External Acquisition of Knowledge", "Knowledge Sharing" and "Knowledge Codification and Control". In Learning Culture Scale in Organizations 3 factors were observed: "Responsibility and Openness to Learning", "Transparency in Work Performance" and "Integrity and Equality at Work". The factorial structure of the MSES validated by Melo (2004) was confirmed. The results showed the existence of significant differences between defined perceptions from demographic and functional variables relating to leadership, learning mechanisms and learning culture factors. Moreover, the results indicated leadership and personal and functional variables as predictors of learning mechanisms and learning culture factors in organizations.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.