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Título: Práticas corporais virtualizadas e jogos eletrônicos : novas implicações para a educação física escolar
Autor(es): Cambraia, Sharlene Fernandes
Orientador(es): Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha
Assunto: Jogos eletrônicos
Práticas corporais
Educação física (Ensino fundamental)
Virtualização
Distrito Federal (DF)
Data de publicação: 20-Jun-2024
Referência: CAMBRAIA, Sharlene Fernandes. Práticas corporais virtualizadas e jogos eletrônicos: novas implicações para a educação física escolar. 2023. 197 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Trata-se de Dissertação apresentada junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF, da Universidade de Brasília. Os jogos eletrônicos da atualidade possibilitam novas formas de experimentação das práticas corporais e introduzem novos elementos à cultura corporal. Nesta perspectiva, nos propomos com este estudo analisar o processo de virtualização das práticas corporais por meio dos jogos eletrônicos e suas implicações para a educação física escolar. Para os objetivos específicos foram estabelecidos:1) Contextualizar o processo de desenvolvimento e transformação das práticas corporais no percurso da humanidade; 2) elaborar possibilidades educativas, sistematizadas em uma unidade didática, para a vivência das práticas corporais virtualizadas nas aulas de Educação Física; 3) experimentar uma proposta pedagógica para a vivência das práticas corporais virtualizadas, por meio de jogos eletrônicos nas aulas de educação física, para os anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de pesquisa exploratória com delineamento de pesquisa-ação. O percurso metodológico foi desenvolvido em cinco fases, são elas: (a) Levantamento bibliográfico e documental; (b) Elaboração do plano de ação materializado em uma unidade didática, (c) Intervenção pedagógica com a aplicação da unidade didática; (d) Aplicação do questionário final; e) elaboração de relatório e análise dos dados construídos. A pesquisa teve como participantes estudantes de uma turma de 6º ano do Centro de Ensino Fundamental 113 do Recanto das Emas - Distrito Federal e a proposta pedagógica contou com nove encontros que trabalharam as temáticas: Tecnologia, videogames e Educação Física; Dança urbana Hip Hop; Capoeira; Tênis de campo; Esqui. Todos os conteúdos foram explorados em formato virtualizado utilizando o videogame XBOX 360. Como resultado, verificamos que os jogos eletrônicos podem representar uma possibilidade de ampliação do currículo da Educação Física escolar, uma vez que permitem trabalhar tanto os conteúdos tradicionais como o futebol quanto os que não são comuns no cotidiano da escola pública como o tênis de campo e o esqui, enriquecendo a experiência educacional dos estudantes.
Abstract: This is a Dissertation presented to the Professional Master's Program in Physical Education on a National Network – ProEF, at the University of Brasília. Today's electronic games enable new ways of experimenting with body practices and introduce new elements to body culture. From this perspective, we propose with this study to analyze the process of virtualization of bodily practices through electronic games and its implications for school physical education. For the specific objectives, the following were established: 1) Contextualize the process of development and transformation of bodily practices in the course of humanity; 2) develop educational possibilities, systematized in a didactic unit, for the experience of virtualized bodily practices in Physical Education classes; 3) experiment with a pedagogical proposal for experiencing virtualized bodily practices, through electronic games in physical education classes, for the final years of Elementary School. The research methodology applied was exploratory with an action research design. The methodological path was developed in four phases, they are: (a) Bibliographic survey; (b) Preparation of the action plan materialized in a didactic unit, (c) Pedagogical intervention with the application of the didactic unit; (d) Application of the final questionnaire; e) preparation of reports and analysis of constructed data. The research had as participants students from a 6th year class at the Elementary Education Center 113 in Recanto das Emas - Federal District and the pedagogical proposal included nine meetings that worked on the following themes: Technology, video games and Physical Education; Hip Hop urban dance; Capoeira; Field tennis; Ski. All contents were explored in a virtualized format using the XBOX 360 video game. As a result, we verified that electronic games can represent a possibility of expanding the school Physical Education curriculum, since they allow us to work on both traditional content such as football and those that are not common in the daily life of public schools like tennis and skiing, enriching the students' educational experience.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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