Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48341
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DailaneDeJesusDeOliveira_DISSERT.pdf21,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Alunos adultos iniciantes e tensões frente à oralidade na aprendizagem digital de língua estrangeira (inglês)
Autor(es): Oliveira, Dailane de Jesus de
Orientador(es): Almeida Filho, Jose Carlos Paes de
Assunto: Competência comunicativa
Língua inglesa
Oralidade
Data de publicação: 20-Jun-2024
Referência: OLIVEIRA, Dailane de Jesus de. Alunos adultos iniciantes e tensões frente à oralidade na aprendizagem digital de língua estrangeira (inglês). 2023. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Nesta pesquisa buscamos investigar e compreender os desafios e dificuldades no aprendizado de uma nova língua, especialmente a modalidade oral (compreensão e produção de linguagem) de alunos iniciantes adultos da língua inglesa num curso em modo remoto. Diante das perguntas, tentamos mostrar, de forma confirmatória, quais traços distintivos (estratégias, atitudes e afetividades manifestas) de base comunicativa podem ser convocadas para apoiar a percepção de dificuldade no uso da língua alvo por esses aprendizes principiantes. O uso da oralidade na língua alvo por um número amostral de aprendizes participantes, foi observado e anotado para análise do processo de aprendizagem de uma L2 em base interativa e comunicativa e como esses aprendizes reagiram à instrução recebida no sentido de produzir oralmente a língua alvo. O estudo sobre as ações e atitudes levantadas por observação na aprendizagem por parte desse público alvo é justificado pelo fato de que algumas crenças enraizadas em aprendizes tornarem a aquisição ineficiente ou mesmo contraproducente quando o/a professor (a) faz uso da oralidade em sala de aula, e por isso, elas são tratadas aqui como um fator relevante no processo da aprendizagem (que também pode ser aquisição em dadas circunstâncias). Para Oxford (1990), o uso de estratégias está diretamente ligado à fluência oral. Segundo Oxford (1990), as estratégias que os aprendizes utilizam no seu processo de aprender são individuais e, frequentemente, conscientes. Elas são discutidas neste estudo no bojo da Competência Comunicativa (Hymes,1970, SOUTO FRANCO & ALMEIDA FILHO (2009) e do ensino para a comunicação (Widdowson, 1991), Dornyëi (2009), entre outros. Esta pesquisa foi metodologicamente embasada em um estudo de caso interventivo que buscou também um modo justificável de lidar com o seguinte questionamento: quais moderadores de conduta e estratégias o(a) professor(a) de LI pode utilizar para ajudar seus alunos numa trajetória suave de aquisição da oralidade. A pesquisa foi desenvolvida servindo-se da abordagem qualitativa de análise de sessões gravadas de vídeo aulas, além de entrevistas abertas com cinco alunos-participantes. Os resultados sugerem que para que se firme a oralidade em sala de aula, é importante que sejam empregadas estratégias, e que elas não só contribuem à aprendizagem de línguas, mas tornam o percurso dos alunos um caminho mais acessível e leve, permitindo que eles se sintam mais abertos a se arriscarem em suas produções na língua alvo, e por isso, criá-las e recriá-las, instintivamente ou não, sempre que houver dificuldades em aula, tornando essa prática necessária.
Abstract: In this research, we seek to investigate and understand the challenges and difficulties in learning a new language, especially the oral modality (language comprehension and production) of adult beginner learners of the English language in a remote course. In response to the questions, we aim to demonstrate, in a confirmatory manner, which distinctive features (strategies, attitudes, and manifest affectivities) of communicative basis can be summoned to support the perception of difficulty in using the target language by these beginner learners. The use of orality in the target language by a sample number of participating learners was observed and noted for the analysis of the learning process of an L2 on an interactive and communicative basis, as well as how these learners reacted to the instruction received in order to produce the target language orally. The study of the actions and attitudes raised by observation in the learning process by this target audience is justified by the fact that some deeply rooted beliefs among learners make acquisition inefficient or even counterproductive when the teacher uses orality in the classroom. Therefore, they are treated here as a relevant factor in the learning process (which can also be acquisition under certain circumstances). According to Oxford (1990), the use of strategies is directly linked to oral fluency. Oxford (1990), says that the strategies that learners use in their learning process are individual and often conscious. They are discussed in this study within the framework of Communicative Competence (Hymes, 1970; SOUTO FRANCO & ALMEIDA FILHO, 2009) and teaching for communication (Widdowson, 1991), Dornyëi (2009), among others. This research was methodologically based on an intervention case study that also sought a justifiable way to deal with the following question: what conduct moderators and strategies can the FL teacher use to help their students in a smooth trajectory of acquiring orality? The research was developed using a qualitative approach to the analysis of recorded video lessons sessions, as well as open interviews with five participating students. The results suggest that in order to establish orality in the classroom, it is important to employ strategies, and not only do they contribute to language learning, but they also make the students' journey more accessible and enjoyable, allowing them to feel more open to taking risks in their productions in the target language, and thus creating and recreating them, instinctively or not, whenever there are difficulties in class, making this practice necessary.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.