Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48203
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EsQueConozcoUnoDiferente.pdf645,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Flávia Martinelli-
dc.contributor.authorWiggers, Ingrid Dittrich-
dc.date.accessioned2024-06-11T13:05:04Z-
dc.date.available2024-06-11T13:05:04Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationFERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. “É que eu sei um diferente, que voa mais”: a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com crianças. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5712, 20 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5712. Acesso em: 11 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48203-
dc.description.abstractO presente artigo é proveniente de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. O trabalho articula questões metodológicas e de entrada no campo por meio de etnografia realizada com crianças de 6 anos de uma turma do 1º ano do ensino fundamental e tem como objetivo apresentar e discutir técnicas de pesquisa específicas, como a construção de brinquedos. O texto é uma soma de três partes: o tópico inicial versa sobre a entrada no campo, referindo-se aos primeiros meses do campo de uma pesquisa que durou um ano letivo; o segundo narra as técnicas de pesquisa previstas e, especialmente, a técnica de construção de brinquedos, que surge em interação com as crianças e contribuiu sobremaneira com a etnografia empreendida; por fim, amplia-se o debate com a literatura especializada para demonstrar que as pesquisas envolvendo crianças exigem a produção de técnicas e análises particulares. Sendo assim, o artigo pretende arraigar-se em debates mais profundos acerca da pesquisa com crianças no campo dos estudos da infância.pt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Es que conozco uno diferente, que vuela más” : la construcción de juguetes como técnica de investigación con niñospt_BR
dc.title.alternative“I know a different one, that flies farther” : building toys as a research technique with childrenpt_BR
dc.title.alternative“É que eu sei um diferente, que voa mais” : a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com criançaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEtnografiapt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordTécnicas de pesquisapt_BR
dc.rights.license(CC BY) Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712pt_BR
dc.description.abstract1The present study stems from a doctoral thesis defended in the Graduate Program in Education at the University of Brasilia. It discusses methodological and field entry issues based on ethnographic research conducted with 6-year-old children in a first-grade classroom, and seeks to present and discuss specific research techniques, such as the construction of toys. The text is divided into three parts. The first topic reflects on the entry into the field, referring to the first months of the research, which lasted one school year. The second part narrates the planned research techniques, particularly the technique of building toys, that emerged from the interaction with the children and significantly contributed to the ethnography. Lastly, the debate is extended to the specialized literature in order to demonstrate that research with children requires the production of distinct analyses and techniques. Thus, the study focuses on delving into broader debates regarding the research with children in the field of childhood studies.pt_BR
dc.description.abstract2El texto se refiere al artículo de una tesis de doctorado defendida en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad de Brasilia. El trabajo articula cuestiones metodológicas y de entrada al campo a partir de una etnografía realizada con niños de seis años de una clase de primer año de educación primaria y tiene como objetivo presentar y discutir técnicas de investigación específicas, como la construcción de juguetes. El texto es una suma de tres partes: el primer tema trata sobre el ingreso al campo, refiriéndose a los primeros meses en el campo de una investigación que duró un año académico; el segundo narra las técnicas de investigación planificadas y, en especial, la técnica de construcción de juguetes que surgió de la interacción con los niños y contribuyó de manera significativa a la etnografía emprendida. Finalmente, el debate se amplía con literatura especializada para demostrar que las investigaciones con niños requieren la producción de técnicas y análisis particulares. Por lo tanto, el artículo pretende arraigarse en debates más profundos sobre la investigación con niños en el campo de los estudios sobre la infancia.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2539-6262pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5412-7021pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidad de la República (Udelar). Paysandú, Paysandú, Uruguaypt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.