Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48125
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LugarPensamentoCritico.pdf5,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGontijo, Cleyton Hércules-
dc.contributor.authorFonseca, Mateus Gianni-
dc.date.accessioned2024-05-24T14:43:37Z-
dc.date.available2024-05-24T14:43:37Z-
dc.date.issued2020-11-11-
dc.identifier.citationGONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i3.11834. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11834. Acesso em: 24 maio. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48125-
dc.description.abstractCada vez mais o pensamento crítico e criativo é defendido no cenário internacional como uma capacidade necessária para a educação do século XXI. No Brasil, esse assunto ainda é algo novo, sobretudo para os professores da educação básica. Com vistas a contribuir com o campo de formação de professores, planejou-se um conjunto de oficinas de pensamento crítico e criativo em matemática, realizado num contexto de formação continuada no espaço escolar, com 27 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de rede pública do Distrito Federal, de modo a analisar o potencial deste tipo de atividade como suporte ao trabalho docente com vistas ao estímulo do pensamento crítico e criativo dos estudantes. Neste trabalho, descrevemos uma dessas oficinas que explorou temática no campo das grandezas e medidas e proporcionalidade. As percepções reveladas pelos professores acerca da oficina demonstram que as atividades articulam adequadamente a base conceitual e metodológica, contribuindo positivamente com a formação docente e subsidiando a aplicação do modelo no trabalho com os estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) - UPFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemáticapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPensamento críticopt_BR
dc.subject.keywordCriatividade em matemáticapt_BR
dc.subject.keywordFormação continuadapt_BR
dc.rights.licensehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11834pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationInstituto Federal de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.