Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dunaeva, Cristina Antonioevna | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Jaqueline Lima e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T19:35:42Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T19:35:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jaqueline Lima e.As escritas autobiográficas costurando vida e arte na educação de jovens e adultos do campo. 2023. 121 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47863 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dissertação traz uma análise das trajetórias de vida que marcam o ensino da Educação de
Jovens e Adultos do Campo no Centro Educacional Casa Grande, no Distrito Federal. Buscouse transpassar as dificuldades encontradas pelos estudantes, especialmente durante a pandemia
de Covid-19, em uma proposta de construção estética e artística do teatro, partindo das escritas
autobiográficas desses sujeitos. Foi preciso costurar as trajetórias de luta dos estudantes da EJA
do Campo e ressignificar as dificuldades impostas pela falta de inclusão digital, quando a
internet era o único meio de contato entre alunos e professores. Durante todo o itinerário
criativo, colhemos as narrativas passadas, presentes e futuras e, diante dessas experiências,
fomos capazes de materializá-las em um espetáculo teatral. Utilizamos gravação de vídeo,
áudio, registros fotográficos, o que nos trouxe uma infinidade de fatos corriqueiros ou
extraordinários sobre o dia a dia do campo. Entretanto, ainda mais importante do que perceber
esses fatos, foi dar espaço para a troca e o diálogo, seja no mundo social, do trabalho, na família
ou na escola. Cultivamos um espaço de estímulos para que pudéssemos partilhar tais
experiências como sujeitos únicos e coletivos, cada um com suas dores e alegrias, mas na
mesma vontade de reescrever nossas histórias, | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As escritas autobiográficas costurando vida e arte na educação de jovens e adultos do campo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trajetórias educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master’s thesis presents an analysis of the life trajectories that mark the teaching of Youth
and Adult Education (EJA) in the countryside at the Casa Grande Educational Center, in
Brazil’s Federal District. We sought to overcome the difficulties encountered by students,
especially during the Covid-19 pandemic, in a proposal for an aesthetic and artistic construction
of theater based on the autobiographical writings of these subjects. It was necessary to bring
together the struggle trajectories of the rural students and reframe the difficulties imposed by
the lack of digital inclusion, when the internet was the only means of contact between students
and teachers. Throughout the creative itinerary, we collected past, present, and future narratives
and, given these experiences, we were able to materialize them in a theatrical performance. We
used video recording, audio, and photographic records, which brought us a multitude of
ordinary or extraordinary facts about the day to day in the countryside. However, even more
important than realizing these facts was to make room for exchange and dialogue, whether in
the social world, at work, in the family or at school. We cultivated a space of encouragement
so that we could share such experiences as unique and collective subjects, each with their pains
and joys, but in the same desire to rewrite our stories. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|