Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47861
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GuilhermeAugustoMeirellesSampaio_DISSERT.pdf29,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A abordagem triangular em consonância com a educação audiovisual : uma pesquisa narrativa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Autor(es): Sampaio, Guilherme Augusto Meirelles
Orientador(es): Gonçalves, Felipe Canova
Assunto: Curta-metragem
Linguagem audiovisual
Gestão de criação
Programa de entrevista
Cinema - educação
Data de publicação: 23-Fev-2024
Referência: SAMPAIO, Guilherme Augusto Meirelles. A abordagem triangular em consonância com a educação audiovisual : uma pesquisa narrativa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2023. 120, 46 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Atualmente há estudos nas ciências pedagógicas que buscam elucidar a importância do ensino-aprendizagem da linguagem audiovisual no âmbito escolar que, através de atividades de criação artística, estimulem o desenvolvimento intelectual e a autonomia do estudante. A partir da experiência pedagógica na SEEDF e da adoção da metodologia pesquisa narrativa, o objetivo desta investigação é analisar o uso e a adequação da Abordagem Triangular, composta por três ações pedagógicas, quais sejam: a leitura de obra de arte, o fazer artístico e a contextualização, em três projetos de educação audiovisual, sendo eles, de curta-metragem de ficção, de filmes-carta e de programas de entrevistas. Essas ações demonstraram-se promissoras para possíveis projetos educacionais de audiovisual, com propósito libertador.
Abstract: Currently there are studies in pedagogical sciences which seek to elucidate the importance of the teaching-learning of audiovisual language in the school environment which, through artistic creation activities, stimulate the intellectual development and autonomy of the student. The aim of this research is to analyze, from the pedagogical experience in SEEDF and based on the narrative research methodology, the consonance between the Triangular Approach and Audiovisual Education in Basic Education. In three audiovisual projects at school, fiction short films, letter-films and interview programs, the actions of reading, making and contextualizing, which compose the Triangular Approach, proved to be feasible for the teaching-learning of audiovisual in school, with liberating purposes.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.