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Título: Música na educação infantil : práticas musicais de quatro professoras de referência unidocentes no Distrito Federal
Autor(es): Evangelista, Danielle dos Santos
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Prática docente
Professores - formação continuada
Educação infantil
Música - instrução e estudo
Data de publicação: 22-Fev-2024
Referência: EVANGELISTA, Danielle dos Santos. Música na educação infantil : práticas musicais de quatro professoras de referência unidocentes no Distrito Federal. 2023. 196 f., il. (Mestrado Profissional em Arte ) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Nas escolas públicas de Educação Infantil do Distrito Federal, as práticas musicais são planejadas e organizadas por professoras de referência unidocentes, ou seja, a professora regente da turma de crianças. Entende-se por unidocente a profissional pedagoga que permanece, todo o tempo ou a maior parte do tempo, com as crianças no contexto escolar. Nessa perspectiva, esta pesquisa de mestrado profissional tem como objeto de estudo as práticas musicais de professoras de referência unidocentes na Educação Infantil. Por conseguinte, quatro professoras são as participantes desta pesquisa que pretende discutir as potencialidades e os desafios das práticas musicais propostas por essas professoras no contexto escolar da Educação Infantil pública no Distrito Federal. Para tanto, buscar-se-á refletir sobre a relação entre as práticas musicais das professoras de referência unidocentes e sua formação musical e pedagógico-musical; conhecer as práticas musicais propostas por elas no contexto escolar; entender os significados que as professoras atribuem às suas práticas musicais; entender como elas justificam essas práticas musicais no seu planejamento e na sua ação docente. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa cujo desenho metodológico utiliza questionário de sondagem; entrevista parcialmente estruturada com professoras de referência unidocentes da Educação Infantil; observação direta e participante das práticas musicais das professoras e análise do documento planejamento pedagógico elaborado por elas. As quatro profissionais participantes desta pesquisa atuam em escolas públicas de Educação infantil das Regiões Administrativas de Santa Maria e do Gama, no Distrito Federal. Os dados produzidos na pesquisa indicam que as práticas musicais propostas às crianças pelas professoras de referência unidocentes abrangem variedade de experiências sonoras. Os resultados evidenciam a importância que as professoras atribuem a características do trabalho pedagógico que consideram específicas da Educação Infantil. As percepções que as professoras têm sobre o seu trabalho docente com a música indicam insegurança quanto aos próprios saberes musicais e à própria musicalidade. Espera-se que este trabalho, ao investigar as práticas musicais, possa contribuir no que se refere ao trabalho de professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e em relação à reflexão sobre a relevância da música no contexto escolar da Educação Infantil.
Abstract: In the public preschools of the Federal District, musical practices are planned and organized by preschool teachers, who are the lead teachers of the children's classes. The preschool teachers are pedagogues who remain with the children in the school context for entirety or most of the time. For this perspective, this professional master's research aims to study the musical practices of preschool teachers in early childhood education. Therefore, four teachers are participating in this research, which seeks to discuss the potentialities and challenges of the musical practices proposed by preschool teachers in the public preschool context of the Federal District, Brazil. The investigation adopted a qualitative approach and a research design that includes a survey questionnaire, partially structured interviews with preschool teachers in early childhood education, direct and participant observation of teachers' musical practices, and an analysis of the pedagogical planning documents they have created. The four participants in this research work in public preschools in the Administrative Regions of Santa Maria and Gama in the Federal District. The data produced in the research indicates that the musical practices proposed to children by preschool teachers encompass a variety of sound experiences. The results emphasize the importance of teachers' pedagogical work, which they consider specific to early childhood education. The perceptions that teachers have about their teaching work with music indicate insecurity regarding their musical knowledge and musicality. This research intends to contribute to the work of teachers in early childhood education and the early years of elementary education, as well as to reflect on the relevance of music in the preschool's context.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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