Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47850
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CleitonDeJesus_DISSERT.pdf4,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Brecht na quebrada : uma experiência artístico-pedagógica na comunidade escolar do Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia
Autor(es): Jesus, Cleiton de
Orientador(es): Ribeiro, José Mauro Barbosa
Assunto: Teatro
Brecht, Bertolt, 1898-1956
Diversidade
Teatro Brechtiano
Experiência artística
Data de publicação: 22-Fev-2024
Referência: JESUS, Cleiton de. Brecht na quebrada: uma experiência artístico-pedagógica na comunidade escolar do Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia. 2023. 131 f., il. (Mestrado Profissional em Arte ) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objeto de estudo o projeto “Brecht na Quebrada: uma experiência artístico-pedagógica na comunidade escolar do (CEM) 02 de Ceilândia”. O público alvo deste estudo foram os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino, os alunos egressos, a escola e a comunidade. Objetivou-se relatar o processo de ensino e aprendizagem desta experiência artística. A proposta pedagógica foi realizada a partir da discussão da diversidade étnico-racial e de gênero, por meio da linguagem teatral brechtiana, iniciada no ano de 2020 e finalizada no final de 2022, somada à trajetória do docente-pesquisador. Respaldou-se em documentos educacionais (Eixos Contemporâneos Transversais e no Currículo em Movimento da Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal). A proposta surgiu com o intuito de continuar o debate e a teatralização sobre os casos de racismo e de violência de gênero que ocorreram na comunidade escolar em 2019. Como arcabouço teórico foram trazidos para o dialógo referencias como Paulo Freire, Dermival Saviani, Bertolt Brecht, dentre outros. Este trabalhado não é delimitado em uma metodológia específica. Como recursos e procedimentos metodológicos foram utilizados elementos cênicos do teatro épico de Brecht e outros recursos como: o diário de bordo, as entrevistas, os livros pedagógicos, os documentos educacionais, as legislações, o Google Formulários, o Google Classroom, o registro de áudio/vídeo, a mídia digital e impressa. A escrita considerou o referencial teórico; a inserção da minha trajetória artística e pedagógica; os experimentos teatrais dividios em ciclos de experiências; o diálogo estabelecido com os alunos, os professores e a comunidade escolar. Os principais resultados obtidos foram: a aproximação da escola com a comunidade, o debate crítico e construtivo sobre problemas sociais vividos na comunidade escolar, a formação de plateia, o desenvolvimento social, artístico e profissional dos alunos participantes.
Resumen: Este trabajo tuvo como objeto de estudio el proyecto "Brecht na Quebrada: uma experiência artístico-pedagógica na comunidade escolar do (CEM) 02 de Ceilândia". El público objetivo de este estudio fueron los alumnos de 1º, 2º y 3º año de la escuela, los estudiantes y graduados, la escuela y la comunidad. O objetivo foi relatar o processo de ensino e aprendizado desta experiência artística. La propuesta pedagógica se realizó a partir de la discusión de la diversidad étnico-racial y de género, a través del lenguaje teatral brechtiano, se inició en el año 2020 y finalizó a fines de 2022, sumado a la trayectoria del docente-investigador. Se basó en documentos educativos (Ejes Transversales Contemporáneos y el Plan de Estudios en Movimiento de la Secretaría de Educación del Distrito Federal). La propuesta surgió con la intención de continuar el debate y la teatralidad sobre los casos de racismo y violencia de género ocurridos en la comunidad escolar en 2019. Como marco teórico fueron traídos al diálogo referentes como Paulo Freire, Dermeval Saviani, Bertolt Brecht, entre otros. Este trabajo no se delimita en una metodología específica. Como recursos y procedimientos metodológicos se utilizaron elementos escénicos del teatro épico de Brecht y otros recursos como: el cuaderno de bitácora, entrevistas, libros educativos, documentos educativos, legislación, Google Forms, Google Classroom, grabación de audio/video, medios digitales e impresos. La escritura consideró la referencia teórica; la inserción de la trayectoria artística pedagógica del investigador; los experimentos teatrales divididos en ciclos de experiencias; el diálogo establecido con los alumnos, los profesores y la comunidad escolar. Los principales resultados obtenidos fueron: la aproximación de la escuela con la comunidad, el debate crítico y constructivo sobre problemas sociales vividos en la comunidad escolar, la formación de un público, el desarrollo social, artístico y profesional de los alumnos participantes.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.