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Título: O uso das tecnologias digitais na educação básica : um estudo de caso sobre as aulas de música das Escolas Municipais de Governador Valadares/MG
Autor(es): Paula, Alex de
Orientador(es): Cernev, Francine Kemmer
Assunto: Ensino remoto emergencial
Música - instrução e estudo
Educação básica
Tecnologia educacional
Governador Valadares (MG)
Data de publicação: 22-Fev-2024
Referência: PAULA, Alex de. O uso das tecnologias digitais na educação básica: um estudo de caso sobre as aulas de música das Escolas Municipais de Governador Valadares/MG. 2023. 124f. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso das tecnologias digitais no período do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e as aplicabilidades para o uso futuro nas escolas municipais de Governador Valadares/MG. Para auxiliar na compreensão desta pesquisa, temos os seguintes objetivos específicos: a) conhecer as tecnologias digitais utilizadas pelos professores de música das escolas municipais de Governador Valadares; b) discutir sobre a utilização das tecnologias digitais nas aulas de música, nas escolas municipais de GV no contexto do ERE; c) refletir sobre os conhecimentos adquiridos por esses professores de música utilizando as tecnologias digitais durante o ERE; e d) discutir as potencialidades das tecnologias digitais nas aulas de música de GV após o período remoto. A revisão de literatura consiste em estudos e pesquisas que envolvam as tecnologias digitais e suas aplicabilidades no contexto educacional bem como no contexto da educação musical. A metodologia foi desenvolvida dentro da abordagem qualitativa, tendo como técnica o estudo de caso sobre as aulas de música das escolas municipais de Governador Valadares/MG. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada da forma online com dois professores da rede municipal de Governador Valadares e uma pedagoga da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Os resultados apresentados revelaram as impressões dos profissionais para o uso das tecnologias digitais nesse contexto, bem como as reflexões sobre a necessidade da formação tanto de alunos quanto de professores para esta modalidade de ensino. Ainda, os professores têm revelado a possibilidade de realizar o ensino de música mediado pelas tecnologias digitais no futuro com aulas presenciais e que as tecnologias digitais, mesmo sendo muitas vezes desenvolvidas para outros fins, podem ser adequadas para o processo de ensino e aprendizagem musical numa perspectiva coesa e contextualizada para o ensino de música no ambiente da educação básica.
Abstract: This research aims to analyze the use of digital technologies in the period of Emergency Remote Education (ERE) and the applicabilities for future use in municipal schools in Governador Valadares/MG. To aid in the understanding of this research, we have the following specific objectives: a) to know the digital technologies used by music teachers in the municipal schools of Governador Valadares; b) to discuss the use of digital technologies in music classes in the municipal schools of GV in the context of the ERE; c) to reflect on the knowledge acquired by these music teachers using digital technologies during the ERE; and d) to discuss the potential of digital technologies in the music classes of GV after the remote period. The literature review consists of studies and research involving digital technologies and their applicabilities in the educational context as well as in the context of music education. The methodology was developed within the qualitative approach, using as technique the case study about the music classes in the municipal schools of Governador Valadares/MG. The data was collected through semi-structured interviews conducted online with two teachers from the Governador Valadares municipal school system and a pedagogue from the Municipal Education Secretary (SMED). The results presented revealed the impressions of the professionals for the use of digital technologies in this context, as well as reflections about the need for training both students and teachers for this teaching modality. Still, teachers have revealed the possibility of performing music teaching mediated by digital technologies in the future with face-to-face classes, and that digital technologies, even though they are often developed for other purposes, can be suitable for the process of music teaching and learning in a cohesive and contextualized perspective for music teaching in the basic education environment.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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