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FranciscaRayllyneRodriguesCardoso_DISSERT.pdf1,45 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorWiggers, Ingrid Dittrichpt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Francisca Rayllyne Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-22T19:45:20Z-
dc.date.available2024-02-22T19:45:20Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.date.submitted2023-01-26-
dc.identifier.citationCARDOSO, Francisca Rayllyne Rodrigues. Infância e educação física escolar: análise da produção acadêmica no Brasil. 2023. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47842-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar os trabalhos acadêmicos relacionados à Educação Física escolar para crianças, produzidos no âmbito de Programas de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF) de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil, no período compreendido entre 2001 e 2021. Utilizou-se uma abordagem quali-quanti, apoiada na metodologia de análise de conteúdo, com intermédio de uma busca on-line sistemática nos repositórios institucionais dos 33 PPGEF vinculados às IES públicas brasileiras a respeito do tema Educação Física escolar para crianças. Considerando esse percurso de 20 anos, obteve-se como resultado o volume de 6519 trabalhos acadêmicos. Os quais, 235 deles abordaram o tema Educação Física escolar para crianças, sendo 30 teses de doutorado e 205 dissertações de mestrado. Sobressaiu a região Sul (114) do Brasil com mais produções sobre o tema, seguida pela região Sudeste (93). As regiões Centro-Oeste (21) e Nordeste (7) apresentaram os menores índices de trabalhos sobre o tema abordado. Até então, não se registraram pesquisas com e sobre crianças na produção acadêmica brasileira relacionadas à Educação Física escolar na região Norte do país. A análise da dimensão teórico-metodológica dos 235 trabalhos demonstra predomínio da subárea da biodinâmica, seguido por trabalhos da subárea pedagógica e em menor número da subárea sociocultural. Do ponto de vista das 30 teses, caracterizou-se de acordo com o objeto das pesquisas em quatro temáticas principais: Comportamento Motor; Políticas educacionais e currículo; Prática pedagógica da Educação Física; e, Culturas infantis. Como reflexões observou-se que têm-se, aos poucos, conquistado a atenção às particulares e aos detalhes das pesquisas com crianças, buscando respaldos e referenciais teóricos-metodológicos que possam ser pressupostos para novas formas de se pensar as pesquisas na escola, revelando a urgência de continuar a considerar as pesquisas com crianças. Infere-se dessas teses localizadas um amadurecimento teórico-metodológico das pesquisas da Educação Física no campo da Sociologia da Infância. Além de apresentar-se como um crescente interesse crítico a respeito da infância e da Educação Física escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInfância e educação física escolar : análise da produção acadêmica no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordProdução acadêmica - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília. Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The general objective of the research is to identify and analyze the academic works related to Physical Education at school for children, produced within the scope of Postgraduate Programs in Physical Education (PPGEF) of public Higher Education Institutions (HEIs) in Brazil, in the period between 2001 and 2021. A quali-quanti approach was used, supported by the methodology of content analysis, through a systematic online search in the institutional repositories of the 33 PPGEF linked to Brazilian public HEIs regarding the theme Physical Education for students. kids. Considering this 20-year journey, as a result, it was found that, in the volume of 6519 academic works, 235 of them addressed the subject Physical Education for children, being 30 doctoral theses and 205 master's dissertations. The South region (114) of Brazil stood out with more productions on the subject, followed by the Southeast region (93). The Midwest (21) and Northeast (7) regions had the lowest rates of papers on the topic addressed. Until then, there was no record of research with and about children in the Brazilian academic production related to school Physical Education in the North region of the country. The analysis of the theoretical-methodological dimension of the 235 works demonstrates a predominance of the sub-area of biodynamics, followed by works from the pedagogical sub-area and, to a lesser extent, the socio-cultural sub-area. From the point of view of the 30 theses, it was characterized according to the research object in four main themes: Motor Behavior; Educational policies and curriculum; Pedagogical practice of Physical Education; and, Children's cultures. As reflections, it was observed that, little by little, attention has been gained to the particularities and details of research with children, seeking support and theoretical-methodological references that may be assumptions for new ways of thinking about research at school, revealing the urgency to continue to consider research with children. It is inferred from these theses located a theoretical-methodological maturation of Physical Education research in the field of Sociology of Childhood. In addition to presenting itself as a growing critical interest in childhood and Physical Education at school.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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