Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47629
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CristianFabianPulgaInfante_DISSERT.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Processos de recepção, construção de credibilidade e configuração de conhecimento na obra literária La mala hora, de Gabriel García Márquez : um estudo sobre as representações na literatura e a história na época da violência em Colômbia
Autor(es): Infante, Cristian Fábian Pulga
Orientador(es): Barroso, Eloisa Pereira
Assunto: Márquez, Gabriel García, 1927-2014
Credibilidade
Colômbia - história
Literatura colombiana - crítica, interpretação, etc
Data de publicação: 31-Jan-2024
Referência: INFANTE, Cristian Fabian Pulga. Processos de recepção, construção de credibilidade e configuração de conhecimento na obra literária La mala hora, de Gabriel García Márquez : um estudo sobre as representações na literatura e a história na época da violência em Colômbia. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Com o assassinato de Jorge Eliécer Gaitán em 9 de abril de 1948, os conflitos políticos das décadas anteriores na Colômbia se manifestaram com maior intensidade em toda a extensão do território nacional, dando lugar a uma escalada no confronto armado entre os dois partidos tradicionais, que acabaria se transformando em uma verdadeira guerra civil que seria reconhecida como a era da Violência. Uma resposta literária a esse período foi dada pela literatura, que deu origem a uma série de obras literárias que abordaram, exploraram, narraram e interpretaram os eventos desse período, recebendo o nome de Literatura da Violência. Nesta pesquisa, analisaremos como uma obra em particular, La mala hora (1966), de Gabriel García Márquez, passou a dialogar com esse contexto convulsivo, uma vez que Gabo apresentou ao público uma ficção baseada na verossimilhança, na identificação de um tema específico e na necessidade de expressar um problema amplamente reconhecido pelo público leitor, com o qual sua construção literária, com o passar do tempo, tornou-se a "verdade". À luz do exposto, o objetivo desta dissertação é responder à pergunta: como a obra literária La mala hora, como objeto estético, se tornou crível, operando como uma representação que configura algum tipo de conhecimento dentro da proposta narrativa do romance da Violência na Colômbia? Para entender a violência não como protagonista direta da narrativa, mas como um espectro da vida social e cultural, bem como para compreender as possíveis relações de tensão, contradição, rotura ou complemento entre a ficção e os fatos históricos ocorridos na Colômbia entre 1946 e 1958. Para tanto, recorreremos às contribuições da história cultural e da epistemologia do romance, com ênfase no estudo das representações e na construção da credibilidade.
Resumen: Con el asesinato de Jorge Eliécer Gaitán el 9 de abril de 1948 los conflictos políticos en Colombia de las décadas anteriores se manifiestan con mayor intensidad a lo largo y ancho del territorio nacional, originando una escalada en la confrontación armada entre los dos partidos tradicionales, lo que a la postre se convertiría en una auténtica guerra civil que sería reconocida como la época de la Violencia. Desde la literatura se da una respuesta a este momento, con el origen de un conjunto de obras literarias que abordan, exploran, narran e interpretan los eventos de este periodo recibiendo el nombre de la Literatura de la Violencia. En este trabajo, analizaremos como una obra en concreto La mala hora (1966) de Gabriel García Márquez vino a dialogar con este convulsionado contexto, pues Gabo presentó al público una ficción basada en la verosimilitud, en la identificación de un tema particular y en la necesidad de expresar un problema ampliamente reconocido por el público lector, con lo cual su construcción literaria en el devenir del tiempo se convirtió en la "verdad". Teniendo en cuanta lo anterior, el objetivo de está disertación consiste en responder a la pregunta ¿de qué manera la obra literaria La mala hora, como objeto estético, vino a tornarse creíble operando como representación que configura algún tipo de conocimiento dentro de la propuesta narrativa de la novela de la Violencia en Colombia? A fin de entender la violencia no como la protagonista directa de la narrativa, sino como un espectro en la vida social y cultural, además de comprender las posibles relaciones de tensión, contradicción, ruptura o complemento entre la ficción y los hechos históricos ocurridos en Colombia entre los años de 1946 y 1958. Para ello nos ampararemos en los aportes de la historia cultural y la epistemología del romance, haciendo énfasis en el estudio de las representaciones y la construcción de la credibilidad.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.