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Título: Negócios a crédito no maranhão colonial : práticas, redes sociais e estratégias econômicas (1750-1810)
Autor(es): Carvalho Neto, Paulo Juracy
Orientador(es): Pegoraro, Jonas Wilson
Assunto: Maranhão (Estado) - história
Créditos - história
Relações sociais
Data de publicação: 31-Jan-2024
Referência: CARVALHO NETO, Paulo Juracy. Negócios a crédito no maranhão colonial: práticas, redes sociais e estratégias econômicas (1750-1810). 2023. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados obtidos no estudo que teve como objetivo analisar as relações e práticas de crédito no Maranhão entre a segunda metade do século XVIII e início do século XIX, através de dados obtidos em testamentos e inventários post mortem de pessoas de São Luís e da Ribeira do Itapecuru. A análise dos dados retirados dessas fontes, consistiu no cruzamento de informações que apontaram formas de relacionamento interpessoais e familiares, relações comerciais, motivos para a busca e cessão de crédito, e identificação de espaços e estratégias que foram utilizados para transações envolvendo o crédito no espaço estudado. Com isso, foi possível compreender de que forma os negócios a crédito estavam presentes no cotidiano da sociedade ludovicense e nos espaços por ela frequentados, como lojas e botequins, bem como em diversos aspectos envolvendo as necessidades diárias dessa população. Também foi possível identificar qual o papel exercido por cada um dos agentes envolvidos nas transações estudadas, e as estratégias pessoais e familiares utilizadas nesses negócios.
Abstract: The study focuses on examining the credit relations and practices in Maranhão from the latter half of the 18th century to the early 19th century. The study draws data from wills and post-mortem inventories of individuals from São Luís and Ribeira do Itapecuru. The analysis involves cross-referencing information to identify the different forms of interpersonal, family and commercial relationships, reasons for seeking credit, and spaces and strategies used for transactions involving credit in the area under scrutiny. The study provides insights into how credit businesses were part and parcel of the daily life of the people of Ludovicense society and in the spaces they frequented, such as stores and bars. It also highlights the various aspects involving the daily needs of the population and the role played by each of the agents involved in the transactions studied. Lastly, the study looks at the personal and family strategies used in these businesses.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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