Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47555
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_ArquiteturaFazMal.pdf727,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Arquitetura faz mal à saúde : como o curso de arquitetura e urbanismo pode ser prejudicial à saúde mental de seus estudantes
Autor(es): Dourado, Laura Esther Mágero
Andrade, Liza Maria Souza de
Silva, Ana Luiza Aureliano
Loureiro, Vânia Raquel Teles
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Assunto: Ensino superior - arquitetura
Saúde mental
Metodologia de ensino
Interdisciplinaridade
Protagonismo estudantil
Data de publicação: 2021
Editora: Editorial de la Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño de la Universidad Nacional de Córdoba
Referência: DOURADO, Laura Esther Mágero et al. Arquitetura faz mal à saúde: como o curso de arquitetura e urbanismo pode ser prejudicial à saúde mental de seus estudantes. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL LA FORMACIÓN UNIVERSITARIA Y LA DIMENSIÓN SOCIAL DEL PROFESIONAL, 5., 2021, Córdoba. Anais [...]. Córdoba: Editorial de la Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño de la Universidad Nacional de Córdoba, 2021. p. 787-807. Tema: Hábitat, ciudadanía y participación. Disponível em: https://0fce024f-6784-49dc-8b96-1329d6dd0fa3.filesusr.com/ugd/e66e11_9cf3ad30ba0a4cce9c0cf843fd1d7d2f.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.
Resumo: Em um panorama crítico ao ensino de Arquitetura e Urbanismo, o objetivo deste estudo é investigar e compreender quais os problemas educacionais que estão prejudicando a saúde mental dos estudantes FAU/UnB. A partir de uma leitura teórica, foi estabelecido um panorama crítico geral, seguido por um estudo sobre saúde mental por meio de relatórios da OMS. Em seguida, foi realizada uma análise de relatos dos estudantes da FAU-UnB apresentados na Pesquisa de Brasil (2016) - “Precisamos Conversar sobre Ensino na FAU-UnB: o Plano Político Pedagógico e a perspectiva do aluno”. A finalização do estudo ocorreu por meio da aplicação e análise de um questionário elaborado pelos estudantes bolsistas do grupo de Ensino do projeto do Edital Vida Estudantil (Edital DEG/DEX/DAC no. 20/2018) “Precisamos falar sobre o ensino da FAU’’ e contou com o apoio do Grupo Periférico. Os resultados mostram que a insatisfação com questões acerca da carga horária, falta de integração de matérias, hierarquia em sala de aula e desconforto em espaços de estudo e lazer contribuem para o adoecimento psicológico dos estudantes ainda mais se combinados à uma política autoritária de gestão. Ao final, concluímos que investimento e inovação tanto em novas metodologias de ensino como na infraestrutura das escolas são essenciais para a manutenção de um ambiente saudável, sendo necessária, a ampliação de políticas de assistência estudantil.
Resumen: En un panorama crítico para la enseñanza de la Arquitectura y el Urbanismo, el objetivo de este estudio es investigar y comprender cuales problemas educativos están afectando la salud mental de los estudiantes de la FAU/UnB. A partir de una lectura teórica se estableció una perspectiva crítica general, seguida de un estudio sobre salud mental a través de despachos de la OMS. Enseguida se realizó un análisis de los informes de los estudiantes de FAU-UnB presentados en Pesquisa de Brasil (2016) - “Precisamos Conversar sobre Ensino na FAU-UnB: o Plano Político Pedagógico e a perspectiva do aluno”. La conclusión ocurrió mediante la aplicación y análisis de un cuestionario elaborado por becarios del grupo Docente del proyecto Edital Vida Estudantil (Edital DEG / DEX / DAC no. 20/2018) “Precisamos falar sobre o ensino da FAU’’ y contó con el apoyo del Grupo Periférico. Los resultados muestran que la insatisfacción con la carga de trabajo, la falta de integración de asignaturas, la jerarquización en el aula y la incomodidad en los espacios de estudio y ocio contribuyen además con la enfermedad psicológica de los estudiantes , todavía más, si combinado con una política de gestión autoritaria. Al final, concluimos que la inversión y la innovación tanto en nuevas metodologías de enseñanza como en la infraestructura de las escuelas son fundamentales para mantener un ambiente saludable, y es necesario ampliar las políticas de asistencia al estudiante.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela autora Ana Luiza Aureliano Silva para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.