Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47526
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CinthiaBastosSaboia_TESE.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Geopoesia amazônica : vozes ribeirinhas entre saberes e ensino
Autor(es): Saboia, Cinthia Bastos
Orientador(es): Silva Junior, Augusto Rodrigues da
Assunto: Geopoesia
Amazonas (AM)
Ensaios
Cultura brasileira
Data de publicação: 26-Jan-2024
Referência: SABOIA, Cinthia Bastos. Geopoesia amazônica: vozes ribeirinhas entre saberes e ensino. 2022. 170 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo movimentar a teoria da Geopoesia em narrativas de Manaus. Ampliando os estudos sobre o narrador oral, como tem se utilizado do corpo e da voz para fins de sustento e passagens de histórias, o geopoeta se destaca, em nossa Tese, nas imagens da Cobra Grande, do Boto e em uma história “inédita” do povo Tuyuka. O trabalho está dividido em duas partes: a primeira, trata do narrador e sua performance. Traz a interpretação de narrativas populares que circulam na Comunidade do Julião e que circulam no Amazonas. A segunda, é uma proposta pedagógica de disseminação da literatura de campo no que diz respeito às tessituras orais em ambiente escolar. Em relação à primeira, buscamos fazer apontamentos sobre o narrador e como emprega o corpo e a voz e, também, como se dá a relação dele com o espaço geográfico e a territorialidade. Quanto à segunda, mostramos as etapas de uma metodologia que criamos para divulgar essas narrativas em sala de aula por meio da leitura, da escuta e da escrita para alunos de uma área rural/ribeirinha de Manaus. Procuramos, dessa forma, ampliar por meio dessa prática social o acesso, a consolidação e a valorização desse tipo de literatura. Quanto ao referencial teórico, utilizamos como principais pensadores Antonio Candido (1995), Walter Benjamin (2012), Paul Zumthor (1993, 2010, 2014), Augusto Silva Junior (2013, 2018) e Mikhail Bakhtin (2003). Entre remansos pensamentais e banzeiros performáticos buscamos elucidar os modos de ser e de narrar de ribeirinhos, caboclos, moradores de orla, praianos e encontradores de histórias que estão sempre navegando. Embora esses termos tenham marcas, são formas de definir os habitantes de ilhas, penínsulas, vilarejos e variantes de zonas rurais de Manaus.
Abstract: This work aims to move the theory of Geopoetry in narratives from Manaus. Expanding the studies on the oral narrator, how he has used his body and voice for purposes of sustenance and passages of stories, the geopoet stands out, in our Thesis, in the images of the Cobra Grande, the Boto and in an “unpublished” story of the Tuyuka people. The work is divided into two parts: the first deals with the narrator and his performance. It brings the interpretation of popular narratives that circulate in the Community of Julião and that circulate in the Amazon. The second is a pedagogical proposal for the dissemination of field literature with regard to oral textures in the school environment. Regarding the first, we seek to make notes about the narrator and how he uses his body and voice, and also how his relationship with the geographic space and territoriality takes place. As for the second, we show the stages of a methodology that we created to disseminate these narratives in the classroom through reading, listening and writing for students in a rural/riverside area of Manaus. In this way, we seek to expand access, consolidation and appreciation of this type of literature through this social practice. As for the theoretical framework, we used as main thinkers Antonio Candido (1995), Walter Benjamin (2012), Paul Zumthor (1993, 2010, 2014), Augusto Silva Junior (2013, 2018) and Mikhail Bakhtin (2003). Between mental backwaters and performative swimmers, we seek to elucidate the ways of being and narrating of riverside people, caboclos, waterfront dwellers, beachgoers and story finders who are always sailing. Although these terms have marks, they are ways of defining the inhabitants of islands, peninsulas, villages and variants of rural areas of Manaus.
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo trasladar la teoría de la Geopoesía en las narrativas de Manaus. Ampliando los estudios sobre el narrador oral, cómo ha utilizado su cuerpo y su voz con fines de sustento y pasajes de relatos, el geopoeta se destaca, en nuestra Tesis, en las imágenes de la Cobra Grande, el Boto y en un “inédito” historia del pueblo Tuyuka. La obra se divide en dos partes: la primera trata del narrador y su actuación. Trae la interpretación de narrativas populares que circulan en la Comunidad de Julião y que circulan en la Amazonía. La segunda es una propuesta pedagógica para la difusión de la literatura de campo en lo que respecta a las texturas orales en el ámbito escolar. Respecto al primero, buscamos hacer apuntes sobre el narrador y cómo utiliza su cuerpo y su voz, y también cómo se da su relación con el espacio geográfico y la territorialidad. En cuanto al segundo, mostramos las etapas de una metodología que creamos para difundir estas narrativas en el aula a través de la lectura, la escucha y la escritura para estudiantes de una zona rural/ ribereña de Manaus. De esta forma, buscamos ampliar el acceso, consolidación y valorización de este tipo de literatura a través de esta práctica social. En cuanto al marco teórico, utilizamos como principales pensadores a Antonio Candido (1995), Walter Benjamin (2012), Paul Zumthor (1993, 2010, 2014), Augusto Silva Junior (2013, 2018) y Mikhail Bakhtin (2003). Entre remansos mentales y nadadores performativos, buscamos dilucidar las formas de ser y de narrar de los ribereños, caboclos, ribereños, bañistas y buscadores de historias que siempre están navegando. Aunque estos términos tengan marcas, son formas de definir a los habitantes de islas, penínsulas, villas y variantes de áreas rurales de Manaus.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.