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dc.contributor.advisorSouza, Matheus Bernardini dept_BR
dc.contributor.authorCruz, Clébia Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-23T19:04:34Z-
dc.date.available2024-01-23T19:04:34Z-
dc.date.issued2024-01-23-
dc.date.submitted2023-12-12-
dc.identifier.citationCRUZ, Clébia Ferreira da. Semigrupos numéricos gerados por dois elementos e uma identificação geométrica. 2023. 40 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47441-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é introduzir o estudo dos semigrupos numéricos para estudantes do ensino médio através de uma identificação geométrica e apresentar uma sequência didática para professores trabalharem o tema proposto em turmas de ensino médio. A sequˆencia didática ter´a como objeto motivador a resolução de problemas pelo Problema de Frobenius. Para isto, ser´a apresentado o conceito de semigrupo num´erico, destacando aqueles gerados por dois elementos, e as relações existentes entre esses geradores e os invariantes do semigrupo num´erico. Utiliza-se uma identificação geom´etrica para associar cada lacuna de um semigrupo numérico a um ponto de coordenadas inteiras não negativas do plano cartesiano através de uma bijeção, o que nos permite calcular alguns invariantes do semigrupo numérico, como o gênero, o condutor, número de Frobenius, a profundidade e as coordenadas de Kunz.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSemigrupos numéricos gerados por dois elementos e uma identificação geométricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - problemas, exercícios, etcpt_BR
dc.subject.keywordSemigrupos numéricospt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.subject.keywordGeometriapt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - métodos de ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The main goal of this work is to introduce the study of numerical semigroups to high school students through a geometric identification and to present a didactic sequence for teachers to work on the proposed topic in high school classes. The teaching sequence will have as its motivating objective the problem solving by the Frobenius Problem. To this end, the concept of numerical semigroup will be presented, highlighting those generated by two elements and the relationships between these generators and the invariants of the numerical semigroup. A geometric identification is used to associate each gap of a numerical semigroup to a point with non-negative integer coordinates on the cartesian plane through a bijective map, which allows us to calculate some invariants of the numerical semigroup, such as genus, conductor, Frobenius number, the depth and Kunz coordinates.en
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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