Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47378
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DianeteÂngeladoValleGomes.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aspectos acústicos prosódicos de atitudes comunicativas ligadas à confiança : revisão sistemática exploratória e proposta de inclusão de parâmetros prosódicos no treinamento fonoaudiológico
Autor(es): Gomes, Dianete Ângela do Valle
E-mail do autor: dianete.vg@gmail.com
Orientador(es): Celeste, Letícia Correa
Coorientador(es): Dornelas, Rodrigo
Assunto: Prosódia
Confiança vocal
Fonoaudiologia
Data de publicação: 17-Jan-2024
Referência: GOMES, Dianete Ângela do Valle. Aspectos acústicos prosódicos de atitudes comunicativas ligadas à confiança: revisão sistemática exploratória e proposta de inclusão de parâmetros prosódicos no treinamento fonoaudiológico. 2019. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: Considerando a relevância da prosódia para a pragmática, e de ambas para Fonoaudiologia, especialmente quando se correlacionam com as atitudes comunicativas, buscamos uma maneira de aperfeiçoar o conhecimento e o domínio teórico destas, bem como suas aplicações na prática, por meio de treinamento de suas características na comunicação oral de seminaristas. Para tanto, a dissertação foi organizada em dois artigos científicos. Objetivo: Buscar referências que apresentem análise de elementos prosódicos em consonância com o discurso persuasivo, para embasamento do treinamento de aspectos acústicos prosódicos - como velocidade de fala, pausa, intensidade, variação melódica e ênfase - que sejam relevantes para as seguintes atitudes comunicativas: confiança, certeza e noção (ou sensação) de conhecimento. Além disso, pretende-se propor a inclusão de parâmetros prosódicos no treinamento fonoaudiológico e testar a eficácia da inclusão desses em um programa de específico. Métodos: Artigo 1: Uma revisão sistemática foi realizada. A busca inicial resultou em 684 artigos, dos quais 21foram selecionados para análise posterior. Diferenças de bases teóricas e divergências metodológicas dificultaram a meta-análise dos resultados. Artigo 2: Os procedimentos consistiram em: revisão da literatura; reuniões com a equipe multicêntrica; gravação inicial da fala de 42 seminaristas (grupo experimental e grupo controle); treinamento das habilidades comunicativas por meio da inclusão dos parâmetros prosódicos do grupo experimental; gravação final dos mesmos grupos; codificação das gravações; teste perceptivoauditivo realizado por 4 fonoaudiólogos e análise acústica de um caso. Salienta-se que a análise das gravações inicial e final foram cegas, assim como a codificação dos dados, a análise acústica e o teste perceptivo. Resultados: Na revisão sistemática de literatura, o cenário apresentado e discutido mostra que os resultados quanto aos aspectos acústicos foram dissonantes em alguns pontos. As diferenças de bases teóricas e divergências metodológicas dificultaram a meta-análise. As variáveis e características da fala confiante que se mostraram relevantes foram maior velocidade de fala e maior intensidade. A única variável negativa que se destacou em relação à certeza/confiança foi o aumento da frequência fundamental média ou da variação muito ampliada da tessitura do enunciado. No Artigo sobre treinamento, foi possível avaliar a eficácia do treinamento fonoaudiológico que teve como foco os aspectos prosódicos ligados a atitudes comunicativas, como certeza/confiança e sensação (ou noção) de conhecimento nas habilidades comunicativas, realizado com seminaristas do Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília - SMAB.
Abstract: Introduction: By considering the relevance of prosody for pragmatics, and that of both to Speech language-pathology, especially when correlating communicative attitudes, we search for a means to refine knowledge and theoretical command of them, as well as its practical applications, throughout the practice of its characteristics in seminarians’ oral communication. In order to achieve that, this dissertation was organized into two papers. Objective: To find references that present the analysis of prosodic elements aligning with persuasive discourse, for the foundation of training of acoustic and prosodic aspects, such as speech rate, pause, intensity, melody, and emphasis, relevant for the following communicative attitudes: confidence, certainty and feeling of knowledge. Besides that, it is intended to propose the inclusion of prosodic parameters in speech training and test the efficacy of such inclusion in a specific program. Methodology [LC1]: Paper 1: A systematic revision has been conducted. The initial search resulted in 684 papers, 21of these being selected for posterior analysis. Theoretical and methodological divergences have made data meta-analysis more difficult. Paper 2: The procedures consisted in: literature review; meetings with the multidisciplinary team; initial recording of 42 seminarians’ speech (study and control groups); training of communication skills by the introduction of prosodic parameters in the study group; final recording of the same groups; encoding of recordings; auditory perceptual test conducted by 4 speech language-pathologist and acoustic analysis of a case. Let it be noted that initial and final recordings were blind, as well as data encoding, acoustic analysis, and perceptive tests. Results: In a systematic review of the literature, the scenario presented and discussed shows that results regarding the acoustic aspects disagree in a few points. Theoretical and methodological divergences have made data meta-analysis more difficult. The variables and characteristics of confident speech have shown to be the most relevant were speech rate and intensity. The only negative variable that stood out regarding confidence/certainty was the increase of average fundamental frequency or the augmented variation of the utterance tessitura. In the paper about training, it was possible to assess the efficacy of the speech training focused on the prosodic aspects related to communicative attitudes, such as confidence/certainty and feeling of knowledge in communicative skills, conducted with Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília -SMAB seminarians.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.