Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47365
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RubensDoNascimentoLago_DISSERT.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A graphic novel “Senhora” como recurso pedagógico multimodal no processo de ensino-aprendizagem de leitura literária no ensino médio
Autor(es): Lago, Rubens do Nascimento
Orientador(es): Turbin, Ana Emilia Fajardo
Assunto: Multimodalidade
Recursos didáticos
Literatura brasileira
Adaptação literária
Ensino médio - métodos de ensino
Data de publicação: 18-Jan-2024
Referência: LAGO, Rubens do Nascimento. A graphic novel “Senhora” como recurso pedagógico multimodal no processo de ensino-aprendizagem de leitura literária no ensino médio. 2023. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa possui o objetivo de investigar a efetividade da graphic novel “Senhora” como recurso pedagógico multimodal no processo de ensino-aprendizagem de leitura literária no Ensino Médio, buscando evidenciar a importância dessa obra literária adaptada como meio de facilitação e estímulo no processo de formação de estudantes leitores. A multimodalidade, que abarca os diferentes modos semióticos nas situações comunicativas, é cada vez mais frequente nos dias atuais e relevante no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Nota-se, nesse sentido, que as graphic novels podem ser relevantes em aulas de literatura brasileira, além de poder contribuir para o desempenho dos estudantes na aquisição de diversos conhecimentos e diversas habilidades. Soma-se a isso o fato de que o direcionamento das práticas de ensino, nas escolas, precisa ser condizente com as necessidades reais dos estudantes, a fim de possibilitar um aprendizado cada vez mais reflexivo e sobretudo crítico. Nesse contexto, esta dissertação almeja destacar a importância de recursos pedagógicos já existentes e contribuir para que os professores possam se atentar para as práticas de ensino que dialoguem com a perspectiva dos “múltis” (multiletramento e multimodalidade) no processo de ensino-aprendizagem de leitura literária. A pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativo-interpretativista, envolvendo um estudo de caso interventivo, tomando por base a participação de estudantes voluntários do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado de Goiás. Além disso, os estudantes, ao término da aplicação da pesquisa de campo, responderam aos instrumentos de coleta de dados: questionário aberto e entrevista estruturada. Como resultado, evidenciou-se que o uso da graphic novel “Senhora” contribuiu significativamente para o ensino-aprendizagem de leitura, com foco no estudo da literatura brasileira. Entretanto, a oferta desse material adaptado, em sala de aula, ainda é bastante limitada.
Abstract: This research aims to investigate the effectiveness of the graphic novel "Senhora" as a multimodal pedagogical resource in the teaching-learning process of literary reading in high school, seeking to highlight the importance of this adapted literary work as a means of facilitating and stimulating the training process. of student readers. Multimodality, which encompasses the different semiotic modes in communicative situations, is increasingly common nowadays and is relevant in the teaching-learning process in the classroom. It is noted, in this sense, that graphic novels can be relevant in Brazilian literature classes, in addition to being able to contribute to the performance of students in the acquisition of different knowledge and different skills. Added to this is the fact that the direction of teaching practices, in schools, needs to be consistent with the real needs of students, in order to enable an increasingly reflective and, above all, critical learning. In this context, this dissertation aims to highlight the importance of existing pedagogical resources and contribute so that teachers can pay attention to teaching practices that dialogue with the perspective of “multiple” (multiliteracy and multimodality) in the teaching-learning process of reading literary. The research took place through a qualitative-interpretative approach, involving an interventional case study, based on the participation of volunteer students in the 1st year of high school at a public school in the state of Goiás. At the end of the field research, they answered the data collection instruments: open questionnaire and structured interview. As a result, it was evident that the use of the graphic novel “Senhora” contributed significantly to the teaching and learning of reading, focusing on the study of Brazilian literature. However, the supply of this adapted material in the classroom is still quite limited.
Resumen: Esta investigación tiene como objetivo indagar la efectividad de la novela gráfica “Señora” como recurso pedagógico multimodal en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la lectura literaria en la escuela secundaria, buscando resaltar la importancia de esta obra literária adaptada como medio para facilitar y estimular la proceso de formación de los estudiantes lectores. La multimodalidad, que engloba los diferentes modos semióticos en situaciones comunicativas, es cada vez más común en la actualidad y cobra relevancia en el proceso de enseñanza-aprendizaje en el aula. Se observa, en este sentido, que las novelas gráficas pueden ser relevantes en las clases de literatura brasileña, además de poder contribuir para el desempeño de los estudiantes en la adquisición de diferentes conocimientos y diferentes habilidades. A esto se suma el hecho de que la dirección de las prácticas docentes, en las escuelas, necesita ser consecuente con las necesidades reales de los estudiantes, a fin de posibilitar un aprendizaje cada vez más reflexivo y, sobre todo, crítico. En este contexto, esta disertación pretende resaltar la importancia de los recursos pedagógicos existentes y contribuir para que los docentes puedan prestar atención a prácticas didácticas que dialogen con la perspectiva de lo “múltiple” (multialfabetización y multimodalidad) en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la lectura literaria. La investigación se llevó a cabo a través de um enfoque cualitativo-interpretativo, involucrando un estudio de caso intervencionista, basado em la participación de estudiantes voluntarios en el 1º año de la enseñanza media en una escuela pública en el estado de Goiás.Al final de la aplicación de la investigación de campo, respondieron los instrumentos de recolección de datos: cuestionario abierto y entrevista estructurada. Como resultado, se evidenció que el uso de la novela gráfica “Señora” contribuyó significativamente para la enseñanza y el aprendizaje de la lectura, centrándose en el estudio de la literatura brasileña. Sin embargo, la oferta de este material adaptado en el aula es todavia bastante limitada.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.