Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47121
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
KassiaMoreiraCunha_DISSERT.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A relação entre a valência emocional e a aprendizagem : como as emoções podem direcionar os comportamentos em sala de aula?
Autor(es): Cunha, Kássia Moreira
Orientador(es): Maia, Hélio José Santos
Assunto: Física - estudo e ensino - ensino médio
Emoções e educação
Aprendizagem
Motivação na educação
Data de publicação: 27-Dez-2023
Referência: CUNHA, Kássia Moreira. A relação entre a valência emocional e a aprendizagem: como as emoções podem direcionar os comportamentos em sala de aula?. 2023. 140 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Partindo de indagações e reflexões a respeito das dificuldades de aprendizagem dos alunos na disciplina de Física do ensino médio e sua aparente desmotivação, o presente trabalho buscou estudar primordialmente a respeito das emoções e valência emocional e suas possíveis relações com o aprendizado; referenciais teóricos indicam que as emoções e a cognição estão intimamente relacionadas, o que nos instiga a investigar e analisar as emoções dentro do contexto de sala de aula, postulando que sendo as emoções tão fortes e influentes no comportamento humano, esses fenômenos emocionais e a valência emocional, que dá significado e aponta a relevância de dado evento ou acontecimento, é pertinente estudas esses fenômenos associados à aprendizagem dos estudantes; com os objetivos de investigar elementos relacionais entre a valência emocional e a aprendizagem e a influência das emoções sobre a motivação dos alunos foi desenvolvida uma entrevista com alunos da terceira série do ensino médio a fim de analisar o relacionamento dos alunos e alunas com a disciplina de Física; a partir dessa entrevista foi desenvolvida uma Sequência Didática com aulas pensadas para possibilitar maior envolvimento dos alunos em sala de aula e despertar maior interesse e curiosidade; os achados indicaram, nas entrevistas iniciais, que a maioria dos alunos e alunas possuem alta rejeição pela disciplina de Física, apresentam desmotivação e desinteresse e alguns dados indicam que esse desinteresse se dá em consequência de decepções através de baixas notas e dificuldades com os cálculos, os alunos acabam por abandonar o empenho na disciplina por possivelmente encararem a disciplina como muito complexa e difícil de ser compreendida; a complexidade dos cálculos parece repelir a atenção dos alunos e alunas; os questionários mostraram que aulas com aplicações práticas do mundo real retém maior atenção por parte dos estudantes e parece despertar maior engajamento em sala de aula; com relação a motivação, os achados indicam que apesar dos estudantes perceberem as aulas com aplicações práticas mais interessantes, parece que esse aspecto ainda não foi suficiente para despertar neles motivação intrínseca, alguns parecem apresentar motivação extrínseca mas ainda não o suficiente para desenvolverem maior afetividade pelos conteúdos de Física. O que nos indica a necessidade de maiores reflexões concernentes a metodologias de ensino e aprendizagem e suas contribuições para a motivação dos estudantes; esse trabalho tem o intuito de contribuir com novas investigações e reflexões concernentes as emoções e a valência emocional dentro de sala de aula, mais especificamente dentro do ensino de Física; os dados indicam que há ainda um vasto caminho a ser percorrido nessa área de estudo e que, de fato, como postulado inicialmente, todo o comportamento, atitudes, posicionamentos e motivação dos estudantes em sala de aula possuem alta carga emocional; e essa carga emocional está relacionada à sua aprendizagem, motivação e envolvimento em sala de aula.
Abstract: Starting from questions and reflections about the learning difficulties of students in the discipline of Physics in high school and their apparent demotivation, this work sought to study primarily about emotions and emotional valence and their possible relationships with learning; theoretical references indicate that emotions and cognition are closely related, which instigates us to investigate and analyze emotions within the context of the classroom, postulating that since emotions are so strong and influential in human behavior, these emotional phenomena and the valence emotional, which gives meaning and points to the relevance of a given event or event, it is pertinent to study these phenomena associated with student learning; with the objective of investigating relational elements between emotional valence and learning and the influence of emotions on students' motivation, an interview was carried out with students from the third year of high school in order to analyze the relationship of students with the discipline of Physics ; based on this interview, a Didactic Sequence was developed with classes designed to enable greater student involvement in the classroom and awaken greater interest and curiosity; the findings indicated, in the initial interviews, that the majority of male and female students have a high degree of rejection of the Physics subject, show demotivation and desinterest, and some data indicate that this lack of interest occurs as a result of disappointments due to low grades and difficulties with calculations, students end up abandoning the commitment to the discipline because they possibly see the discipline as very complex and difficult to understand; the complexity of the calculations seems to repel the students' attention; the questionnaires showed that classes with practical applications in the real world retain more attention on the part of students and seem to arouse greater engagement in the classroom; With regard to motivation, the findings indicate that although students perceive the classes as having more interesting practical applications, it seems that this aspect has not yet been enough to awaken intrinsic motivation in them, some seem to have extrinsic motivation, but still not enough to develop greater affection for others. physics content. Which indicates the need for further reflection concerning teaching and learning methodologies and their contributions to student motivation; this work aims to contribute with new investigations and reflections concerning emotions and emotional valence within the classroom, more specifically within the teaching of Physics; the data indicate that there is still a long way to go in this area of study and that, in fact, as initially postulated, all behavior, attitudes, positions and motivation of students in the classroom have a high emotional charge; and this emotional charge is related to their learning, motivation and involvement in the classroom.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.