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Título: Análise do conhecimento geográfico escolar : estudo de caso em Valparaíso de Goiás
Autor(es): Ferreira, Jhônatas Silva
Orientador(es): Leite, Cristina Maria Costa
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Conhecimento geográfico
Cartografia - educação
Data de publicação: 27-Dez-2023
Referência: FERREIRA, Jhônatas Silva. Análise do conhecimento geográfico escolar: estudo de caso em Valparaíso de Goiás. 2023. 101 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A educação básica promovida pelos sistemas de ensino público convive com inúmeras dificuldades de aprendizagens, por parte dos estudantes de todas as etapas e modalidades. Esse quadro foi agravado diante da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19), que modificou drasticamente a rotina de alunos e professores. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar o nível de conhecimento geográfico adquirido pelos alunos de 6º ano do Ensino Fundamental, em relação às habilidades desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de estudo de caso em escola de Valparaíso de Goiás. Parte-se da premissa que a leitura de mundo preconizada, tanto na Base Nacional Curricular Comum, quanto no currículo referência adotado pela rede municipal de ensino de Valparaiso de Goiás, necessitam de um trabalho específico para sua efetivação, ao se tratar de Geografia. Nesse sentido, as contribuições metodológicas da alfabetização cartográfica se fazem necessárias ao desenvolvimento dos conhecimentos geográficos, em especial o relativo à alfabetização cartográfica, que deve ser iniciada nos primeiros anos de escolarização. A partir dos processos de codificação e decodificação cartográfica, acionados por ocasião da própria alfabetização, o aluno mobiliza saberes geográficos conceituais e procedimentais basilares à promoção do raciocínio geográfico, que viabiliza aos discentes, condições para operá-los diante de situações cotidianas. A metodologia adotada tem abordagem qualitativa, a partir de: análise documental, do Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade de ensino e do Documento Curricular adotado pelo sistema municipal de ensino (DC-GO); observação participante das aulas de geografia na turma de 6º ano; entrevista semiestruturada com o professor de Geografia regente na turma analisada; avaliação diagnóstica em relação às habilidades de leitura e representação cartográfica dos referidos alunos. Os resultados obtidos apontaram que existem severas lacunas na formação dos estudantes, no que se refere aos requisitos mínimos para se trabalhar Geografia. Neste sentido, foi produzido um material de trabalho capaz de proporcionar um processo de intervenção didática, para reconstruir e ressignificar fundamentos conceituais e procedimentais que permitirão um trabalho mais adequado à construção de conhecimentos geográficos. Portanto, propõe-se um produto técnico educacional: fascículo de intervenção didática produzido a partir da oficina de Alfabetização Cartográfica, relativo à metodologia proposta como um curso de formação continuada de professores, direcionado aos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a ser realizada pela rede municipal, de modo a instrumentalizá-los em relação a importância de um processo de alfabetização integralizador, que viabilize a mobilização dos saberes geográficos por meio da linguagem cartográfica. Desta forma, então, proporcionar uma melhor leitura de mundo e maior participação na sociedade a partir dos princípios de uma educação para a cidadania.
Abstract: Basic education promoted by public education systems coexists with numerous learning difficulties, on the part of students of all stages and modalities. This situation was aggravated by the pandemic caused by the coronavirus (COVID19), which drastically changed the routine of students and teachers. In this context, this research aims to evaluate the level of geographic knowledge acquired by students in the 6th year of Elementary School, in relation to the skills developed in the early years of Elementary School, based on a case study in a school in Valparaíso de Goiás. It is based on the premise that the reading of the world advocated both in the Common National Curricular Base and in the reference curriculum adopted by the municipal teaching network of Valparaiso de Goiás, requires a specific work for its effectiveness, when it comes to Geography. In this sense, the methodological contributions of cartographic literacy are necessary for the development of geographic knowledge, especially with regard to cartographic literacy, which must be started in the first years of schooling. From the processes of cartographic codification and decoding, activated during literacy, the student mobilizes basic conceptual and procedural geographic knowledge to promote geographic reasoning, which enables students to operate in everyday situations. The methodology adopted has a qualitative approach, based on: document analysis, the Pedagogical Political Project (PPP) of the teaching unit and the Curriculum Document adopted by the municipal teaching system (DCGO); participant observation of geography classes in the 6th grade class; semistructured interview with the Geography teacher in charge of the analyzed class; diagnostic evaluation in relation to the reading skills and cartographic representation of the referred students. The results obtained pointed out that there are severe gaps in the students' training regarding the minimum requirements to work in Geography. In this way, a work material capable of providing a process of didactic intervention was produced, to rebuild and redefine conceptual and procedural foundations that will allow a more adequate work to the construction of geographic knowledge. In this sense, a technical educational product is proposed: a didactic intervention booklet produced from the Cartographic Literacy workshop, related to the methodology proposed as a continuing teacher training course aimed at teachers in the early years of Elementary School to be carried out by the network municipality in order to equip these teachers with regard to the importance of a comprehensive literacy process that enables the mobilization of geographic knowledge from the cartographic language and, in this way, provide a better reading of the world and greater participation in society based on the principles of a citizenship education.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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