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Título: Um olhar sobre o uso da tecnologia assistiva como apoio a educação de surdos na formação profissional técnica em enfermagem no Distrito Federal.
Autor(es): Lopes Junior, Hélio Marco Pereira
Orientador(es): Souza, Amaralina Miranda de
Assunto: Pessoas com deficiência auditiva
Pessoas com deficiência auditiva - educação
Tecnologia assistiva
Formação profissional
Data de publicação: 20-Dez-2023
Referência: LOPES JUNIOR, Helio Marco Pereira. Um olhar sobre o uso da tecnologia assistiva como apoio a educação de surdos na formação profissional técnica em enfermagem no Distrito Federal. 2023. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A população surda no Brasil inserida no processo de escolarização tem aumentado nos últimos anos e com isso a Educação Básica na modalidade de Educação Profissional e Tecnológica tem proporcionado a profissionalização desses estudantes para o mundo do trabalho. Contudo, observa-se que a sua inserção profissional ainda se constitui como um desafio a ser considerado, no qual o docente, a escola e o Estado têm papel fundamental, principalmente com a perspectiva trazida pela implementação e uso de Tecnologia Assistiva de apoio definida como apoio a pessoa surda. Segundo o Decreto nº 5.626/2005 a pessoa surda por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras (BRASIL, 2005). O objetivo deste estudo foi compreender o uso da Tecnologia Assistiva como apoio à educação de surdos na educação profissional em enfermagem. A pesquisa realizada, de abordagem qualitativa, constituiu-se como um Estudo de Caso com observação direta, roda de conversa e entrevista semiestruturada. Os participantes do estudo foram estudantes surdos e ouvintes da turma, tradutor e intérprete da Libras e professores do curso técnico de enfermagem de um Centro de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os dados foram coletados em 4 meses durante o período letivo e analisados na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016) com adaptação de Franco (2018) utilizando o software NVIVO. Os resultados apontaram que a utilização da Tecnologia Assistiva como apoio ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas com intencionalidade pelos professores com os estudantes surdos durante a formação profissional favoreceu a participação inclusiva e a aprendizagem de todos os estudantes. Entretanto foi observada a dificuldade de comunicação dos docentes com os discentes surdos no processo de interação em sala de aula. Nesse sentido, registrou-se que o intérprete de Libras teve papel preponderante para a efetividade da comunicação durante o processo de ensino e aprendizagem na realidade observada. Assim que pode-se afirmar que os recursos tecnológicos quando utilizados com a perspectiva do Desenho Universal na Aprendizagem - DUA, considerando, segundo Souza (2015) o seu princípio fundamental de que é a diversidade que está presente na sala de aula e que, por ela, somos diversos na forma de ser, aprender e estar no mundo; isso orienta para a atenção da escuta que o professor precisa fazer em sala de aula, integrando o uso de recursos de apoio tecnológicos de todos os níveis para possibilitar aos discentes surdos e ouvintes a compreensão dos conteúdos estudados e suas aplicações na vida prática. Com isso ajudar a superarem as possíveis dificuldades individuais de comunicação de professores e estudantes envolvidos para favorecer a aprendizagem de todos com a perspectiva de construírem e viverem em um mundo mais acessível e realizador para todos.
Abstract: The deaf population in Brazil inserted in the schooling process has increased in recent years and with that, Basic Education in the form of Professional and Technological Education has provided the professionalization of these students for the world of work. However, it is observed that their professional insertion still constitutes a challenge to be considered, in which the teacher, the school and the State have a fundamental role, mainly with the perspective brought by the implementation and use of Assistive Technology of support defined as support the deaf person. According to Decree nº 5.626/2005, the deaf person, due to hearing loss, understands and interacts with the world through visual experiences, manifesting their culture mainly through the use of the Brazilian Sign Language – Libras (BRASIL, 2005). The objective of this study was to understand the use of Assistive Technology as a support for the education of the deaf in professional nursing education. The research carried out, with a qualitative approach, was constituted as a Case Study with direct observation, conversation wheel and semistructured interview. Study participants were deaf and hearing students in the class, translator and interpreter of Libras and teachers of the technical nursing course at a Professional Education Center of the State Department of Education of the Federal District. Data were collected in 4 months during the school term and analyzed from the perspective of content analysis by Bardin (2016) with adaptation by Franco (2018) using the NVIVO software. The results showed that the use of Assistive Technology to support the teaching-learning process, intentionally used by teachers with deaf students during professional training, favored the inclusive participation and learning of all students. However, it was observed the difficulty of communication between teachers and deaf students in the interaction process in the classroom. In this sense, it was recorded that the Libras interpreter had a preponderant role for the effectiveness of communication during the teaching and learning process in the observed reality. So it can be said that technological resources when used with the perspective of Universal Design in Learning - UDL, considering, according to Souza (2015) its fundamental principle that it is diversity that is present in the classroom and that, for she, we are diverse in the way of being, learning and being in the world; this guides the attention of listening that the teacher needs to do in the classroom, integrating the use of technological support resources at all levels to enable deaf and hearing students to understand the contents studied and their applications in practical life. With that, helping to overcome possible individual communication difficulties of teachers and students involved to favor everyone's learning with the perspective of building and living in a more accessible and fulfilling world for all.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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