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Título: Trabalho docente em tempos de pandemia : um recorte do Distrito Federal
Autor(es): Martins, Erika Soares de Lima
Orientador(es): Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto: Pandemia
Covid-19 - educação
Rede Pública de Ensino do Distrito Federal
Professores
Data de publicação: 20-Dez-2023
Referência: MARTINS, Erika Soares de Lima. Trabalho docente em tempos de pandemia : um recorte do Distrito Federal. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar os efeitos da pandemia de COVID-19 no trabalho dos professores (as) da educação básica da rede pública do Distrito Federal. Sabe-se que o contexto gerado pela pandemia trouxe à tona o abismo social em que vivemos no Brasil e, mais ainda, revelou os prejuízos acumulados pela falta de investimentos adequados à educação no País. Para verificar a realidade de trabalho dos docentes da Secretaria de Estado da Educação do DF, traçamos os seguintes objetivos específicos: i) Descrever como se deu o processo ensino-aprendizagem no DF no período da pandemia de Covid-19 durante os anos de 2020 e 2021; ii) Investigar como a legislação do DF contemplou o modelo de teletrabalho dos professores da Rede Pública; iii) analisar a experiência do trabalho remoto de professores da Rede Pública que trabalharam nos anos letivos de 2020 e/ou 2021; iv) analisar as condições de trabalho dos professores durante a pandemia. Para tanto, adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu pela escrita de uma carta pessoal por professores relatando suas experiências de trabalho durante os anos de 2020 e/ou 2021. Após análise de conteúdo temático segundo os pressupostos de Bardin (2016) das cartas, foi possível encontrar 5 categorias que evidenciam a sobrecarga de trabalho a qual os professores foram submetidos, gerando a intensificação do trabalho destes profissionais no período de trabalho remoto. Todavia, também foi possível identificar 1 categoria que abrange o sentimento de positividade e motivação dos docentes ao enfrentarem os desafios impostos pela pandemia de COVID-19. Ainda como resultado desta pesquisa, foi elaborado um questionário para coleta de dados quantitativos sobre o trabalho dos professores durante a pandemia, que, posteriormente, será validado e aplicado em estudos futuros.
Abstract: The present study has the general objective of analyzing the effects of the COVID-19 pandemic on the work of teachers of basic education in the public network of the Federal District. It is known that the context generated by the pandemic brought to light the social abyss in which we live in Brazil and, even more, revealed the losses accumulated by the lack of adequate investments in education in the country. In order to verify the reality of the work of the professors of the State Department of Education of the DF, we outlined the following specific objectives: i) To describe how the teaching-learning process took place in the DF during the period of the Covid-19 pandemic during the years 2020 and 2021; ii) Investigate how the DF legislation contemplated the telework model of Public Network teachers; iii) analyze the experience of remote work of Public School teachers who worked in the academic years of 2020 and/or 2021; iv) analyze the working conditions of teachers during the pandemic. To this end, we adopted a qualitative research methodology, whose data collection took place through the writing of a personal letter by teachers reporting their work experiences during the years 2020 and/or 2021. After analysis of thematic content according to Bardin's assumptions ( 2016) of the letters, it was possible to find 5 categories that show the work overload to which the teachers were submitted, generating the intensification of the work of these professionals in the period of remote work. However, it was also possible to identify 1 category that covers the feeling of positivity and motivation of teachers when facing the challenges imposed by the COVID-19 pandemic. Also as a result of this research, a questionnaire was designed to collect quantitative data on the work of teachers during the pandemic, which will subsequently be validated and applied in future studies.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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