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Título: Da história brasileira : uma análise discursiva multimodal em livros didáticos de ensino de português brasileiro como língua adicional
Autor(es): Alves, Ariane Mendes
Orientador(es): Ferraz, Janaína de Aquino
Assunto: Colonialidade
Multimodalidade
Análise crítica do discurso
Atores sociais
Data de publicação: 15-Dez-2023
Referência: ALVES, Ariane Mendes. Da história brasileira : uma análise discursiva multimodal em livros didáticos de ensino de português brasileiro como língua adicional. 2022. 166f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar como a representação histórica do Brasil presente em textos multimodais de livros didáticos de ensino de português brasileiro como língua adicional, doravante PBLA, pode estar construída em uma perspectiva colonial. Uma vez que os livros didáticos de ensino de línguas exercem papel fundamental na apresentação da percepção de mundo da língua que apresenta, faz-se necessário desenvolver pesquisas voltadas para reafirmação de possíveis relações de poder de forma a reforçar estereótipos, preconceitos e discriminações. Para introduzir esta investigação, apresenta-se brevemente a contextualização do campo de ensino de português brasileiro como língua adicional e do livro didático utilizado nesta esfera e aborda-se, posteriormente, os aspectos relacionados à colonialidade e aos estudos decoloniais. Para fundamentar esta pesquisa, tomou-se como base os pressupostos teórico-metodológicos da Multimodalidade (KRESS e VAN LEEUWEN, 2006), da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2016; RESENDE e RAMALHO, 2019) e da Representação de Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 1997). No que concerne ao percurso metodológico, analisa-se a construção multimodal e discursiva dos textos que tratam da história brasileira de forma a perceber como os desdobramentos do colonialismo como forma de dominação política e econômica reverbera-se, por meio da colonialidade (QUIJANO, 1992, 2005, 2009; SANTOS e MENEZES, 2009), nos materiais didáticos dedicados ao campo de ensino de português brasileiro como língua adicional. Sendo assim, o corpus de pesquisa é formado por cinco textos multimodais dispostos em livros didáticos de PBLA analisados a partir da ancoragem nas categorias analíticas da Gramática do Design Visual - GDV, da Análise de Discurso Crítica - ADC e da Representação de Atores Sociais. Ademais, a análise discursivo-multimodal indicou que a narrativa histórica sobre o Brasil construída nos textos multimodais tende a enfatizar a figura do colonizador e o momento do ‘descobrimento’ como desdobramentos fundamentais para o reconhecimento do território brasileiro de modo a reafirmar a hegemonia europeia e a reforçar uma perspectiva colonial.
Abstract: The present academic work aims to investigate how the historical representation of Brazil present in multimodal texts of textbooks for teaching Brazilian Portuguese as an additional language may be constructed from a colonial perspective. Since language textbooks play a fundamental role in presenting the perception of the world in their language, it is necessary to develop research aimed at proving possible power relations that reinforce stereotypes, prejudices, and discrimination. To introduce this investigation, the study briefly presents the contextualization of the teaching field of Brazilian Portuguese as an additional language and the textbook used in this field, and, then, discusses aspects related to coloniality and decolonial studies. This research is based on the theoretical-methodological assumptions of Multimodality (KRESS and VAN LEEUWEN, 2006), Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2016; RESENDE and RAMALHO, 2019), and Representation of Social Actors (VAN LEEUWEN, 1997). Regarding the methodological approach, the multimodal and discursive construction of texts dealing with Brazilian history is analyzed in order to perceive how the unfolding of colonialism as a form of political and economic domination reverberates through coloniality (QUIJANO, 1992, 2005, 2009; SANTOS and MENEZES, 2009) in didactic materials dedicated to the field of teaching Brazilian Portuguese as an additional language. Therefore, the research corpus is formed by five multimodal texts present in BPAL textbooks that were analyzed from the analytical categories of The Grammar of Visual Design (GVD), Critical Discourse Analysis (CDA), and Representation of Social Actors. Furthermore, the discursive and multimodal analysis indicated that the historical narrative about Brazil constructed in the multimodal texts tends to emphasize the figure of the colonizer and the moment of 'discovery' as fundamental for the recognition of the Brazilian territory in order to reaffirm the European hegemony and to reinforce a colonial perspective.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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