Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47007
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RafaelAntunesFidelis_DISSERT.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Capacidades digitais individuais como resposta a desafios empresariais de pequenas e médias empresas : um estudo de caso em uma empresa de software com base na teoria dos microfundamentos
Autor(es): Fidelis, Rafael Antunes
Orientador(es): Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Assunto: Transformação digital
Pequenas e médias empresas
Desenvolvimento de software
Letramento digital
Data de publicação: 13-Dez-2023
Referência: FIDELIS, Rafael Antunes. Capacidades digitais individuais como resposta a desafios empresariais de pequenas e médias empresas : um estudo de caso em uma empresa. 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Para a Transformação Digital (TD) ser bem-sucedida, exige-se que as organizações integrem o planejamento de negócios à implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Nesse sentido, empresas com capacidades digitais individuais podem conseguir realizar esse processo de maneira mais eficaz. Embora haja um consenso sobre a importância do desenvolvimento de recursos digitais entre os funcionários, ainda faltam estudos sobre os impactos das capacidades digitais individuais voltadas aos problemas organizacionais. Esse fato fica ainda mais evidente nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de desenvolvimento de software, que enfrentam desafios diversos e dependem fundamentalmente de conhecimentos individuais para sua eficiência. A partir dessa lacuna de investigações, esta pesquisa possui como objetivo analisar como as capacidades digitais individuais podem mitigar os desafios empresariais das PMEs de software. Para atingir tal fim, propõe-se uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e de objetivo exploratório, incorporando Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e um estudo de caso com uma empresa desse segmento e porte. A presente pesquisa é baseada nas lentes teóricas dos microfundamentos, que observam aspectos de nível individual que moldam elementos e características em nível de grupo. Como resultado, este estudo busca contribuir na orientação de gestores, empreendedores e pesquisadores sobre o papel das capacidades digitais individuais na solução de problemas organizacionais a partir da TD.
Abstract: For Digital Transformation (DT) to be successful, organizations are required to integrate business planning with the implementation of Information and Communication Technologies (ICTs). In this sense, companies with individual digital capabilities may be able to carry out this process more effectively. While there is consensus on the importance of developing digital capabilities among employees, there is still a lack of studies on the impacts of individual digital capabilities aimed at organizational problems. This fact is even more evident in Small and Medium Enterprises (SMEs) of software development, which face diverse challenges and fundamentally depend on individual knowledge for their efficiency. Based on this research gap, this research aims to analyze how individual digital capabilities can mitigate the business challenges of software SMEs. To achieve this end, we propose qualitative research, of an applied nature and with an exploratory objective, incorporating a Systematic Literature Review (SLR) and a case study with a company in this segment and size. In this analysis, firstly, the digital capabilities of employees are identified and, subsequently, the implications of these capabilities are investigated. This research is based on the theoretical lens of microfoundations, which observe individual-level aspects that shape elements and characteristics at the group level. As a result, this study presents a model for analyzing digital capabilities and indicates possible implications of the existence of these capabilities in individuals when faced with the business challenges of SMEs, including encouraging employees to: (a) greater use of tools for information searches; (b) adoption of new ways of training; (c) broader use of technologies and their adaptations to the context; (d) improvement in recording and sharing knowledge; (e) improvement in team management; (f) improvement of processes and operations in general; and (g) identification, comparison and adoption of good practices. The research also contributes to guiding managers, administrators and entrepreneurs on encouraging and improving the digital capabilities of their employees.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.