Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46975
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Hernany Paulo Varela dos-
dc.contributor.authorBezerra, Maria do Carmo de Lima-
dc.date.accessioned2023-12-12T11:42:14Z-
dc.date.available2023-12-12T11:42:14Z-
dc.date.issued2023-05-
dc.identifier.citationREIS, Hernany Paulo Varela dos; BEZERRA, Maria do Carmo de Lima. Avaliação da mobilidade urbana em cidades de porte médio: o caso de Mindelo - Cabo Verde. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 20., 2023, Belém. Anais [...]. Belo Horizonte: ANPUR, 2023. Disponível em: https://anpur.org.br/wp-content/uploads/2023/09/st05-16.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46975-
dc.description.abstractO trabalho discute que a expansão urbana praticada nas cidades médias brasileiras tem levado a uma baixa mobilidade devido a fragmentação urbana e baixa densidade. Esse mesmo processo se repete em cidades do mesmso porte em paises de urbanização desigual. É estudado a cidade de Mindelo em Cabo Verde utilizando o Procedimento de Avaliação Espacial para averiguar a mobilidade urbana. Como resultado se identificou um potencial de baixa mobilidade sustentável nas regiões sudeste e sul da cidade devido a aspectos da configuração urbana como a baixa densidade populacional, grandes vazios urbanos, falta de continuidade e conectividade no seu desenho urbano e por outro lado um sistema de transportes como pouca extensão e baixa acessibilidade ao público associado a baixa conexão das vias de pedestre e extensão e conectividade de ciclovias. Tudo isso em oposição a área central, norte e sudeste da cidade que possui ocupação mais consolidada da estrutura urbana e onde reside a população de maior renda.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherANPURpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da mobilidade urbana em cidades de porte médio : o caso de Mindelo - Cabo Verdept_BR
dc.title.alternativeUrban mobility assessment in medium-sized cities: the case of Mindelo - Cape Verdpt_BR
dc.title.alternativeEvaluación de la movilidad urbana en ciudades medianas: El caso de Mindelo - Cabo Verde-
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.subject.keywordMindelo - Cabo Verdept_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordSintaxe urbanapt_BR
dc.subject.keywordAnálise espacialpt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://anpur.org.br/wp-content/uploads/2023/09/st05-16.pdf-
dc.description.abstract1The paper discusses the urban expansion practiced in medium-sized Brazilian cities has led to low mobility due to urban fragmentation and low density. The same process is repeated in cities of similar size in countries with urban inequalities. The case study is the city of Mindelo in Cape Verde is studied using the Spatial Assessment Procedure to assess urban mobility. The result shows potential for low sustainable mobility in the southeast and south regions of the city due to the urban configuration aspects such as low population density, large urban voids, lack of continuity and connectivity in its urban design as well as the pedestrian pathway connection and the lenght and connectivity of cycling paths. All these are the opposite to the central, north and southeast regions of the city, which have more consolidated area of traditional urban structure and where the population of high income resides.pt_BR
dc.description.abstract2El trabajo argumenta que la expansión urbana practicada en ciudades brasileñas de mediano porte ha llevado a baja movilidad debido a la fragmentación urbana y la baja densidad. Este mismo proceso se repite en ciudades del mismo tamaño en países con urbanización desigual. Se estudia la ciudad de Mindelo en Cabo Verde utilizando el Procedimiento de Evaluación Espacial para evaluar la movilidad urbana. Como resultado, se identificó un potencial de baja movilidad sustentable en las regiones sureste y sur de la ciudad debido a aspectos de la configuración urbana como baja densidad poblacional, grandes vacíos urbanos, falta de continuidad y conectividad en su diseño urbano y, en por otro lado, un sistema de transporte poco extenso y de baja accesibilidad al público asociado a la baja conexión de vías peatonales y extensión y conectividad de ciclovías. Todo en contraposición a las zonas centro, norte y sureste de la ciudad, que tienen una ocupación más consolidada de la estructura urbana y donde reside la población de mayores ingresos.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.