Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46903
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_JúliaSalomãoDias.pdf5,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNogueira, Mônica Celeida Rabelo-
dc.contributor.authorDias, Júlia Salomão-
dc.date.accessioned2023-11-23T16:41:29Z-
dc.date.available2023-11-23T16:41:29Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.date.submitted2023-06-07-
dc.identifier.citationDIAS, Júlia Salomão. Viver a terra outramente: um estudo de caso sobre o Coletivo Indígena Caianas e a etnoagroecologia Terena. 2023. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Planaltina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46903-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de um estudo de caso sobre o Coletivo Ambientalista Indígena de Ação para Natureza, Agroecologia e Sustentabilidade, a CAIANAS, do Povo Terena, da Terra Indígena Cachoeirinha, situada no município de Miranda, no Mato Grosso do Sul. As disputas presentes no contexto regional sul mato-grossense não se reduzem a conflitos ambientais ou étnicos, mas a conflitos ontológicos: a ciência moderna, o progresso, o desenvolvimento, o agronegócio, dentre outras expressões que compõem a ontologia moderna, são manifestações de poder cujos pressupostos definem o que é real, o que pode existir e o que é sacrificável. É necessário, portanto, suspender os fundamentos da ontologia moderna que se pretendem universais e universalizantes como, por exemplo, a distinção entre natureza e cultura, e admitir que o mundo moderno se (des)ampara às custas de outros mundos possíveis, de outros mundos que já existem. Com base nos aportes teórico-metodológicos das Ontologias Relacionais, este estudo busca estabelecer com o Povo Terena um diálogo cosmopolítico, debatendo nossas condições e capacidades coletivas de construir terrenos de vida e pensar outras formas de habitar a Terra para enfrentamento das mudanças das condições climáticas e ambientais do Antropoceno. Para tanto, a pesquisa aborda as conjecturas históricas e os processos de gênese da CAIANAS e as conexões entre o conceito de Etnoagroecologia Terena em diálogo com outros saberes. As conexões parciais estabelecidas entre os mundos indígenas e o mundo moderno são ferramentas analíticas para compor um diálogo cosmopolítico, ou seja, refletir como diferentes ontologias podem se conectar, na medida em que divergem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleViver a terra outramente : um estudo de caso sobre o Coletivo Indígena Caianas e a etnoagroecologia Terenapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAgroecologiapt_BR
dc.subject.keywordPovos indígenaspt_BR
dc.subject.keywordCosmopolíticapt_BR
dc.subject.keywordEstudo de casopt_BR
dc.description.abstract1This is a case study on the Indigenous Environmentalist Collective CAIANÁS of the Terena People, from the Cachoeirinha Indigenous Land, located in the municipality of Miranda, in Mato Grosso do Sul. The research aims to address the historical conjectures and the processes of genesis of the CAIANAS and reflect on the connections between the concept of Terena Ethnoagroecology in dialogue with other knowledges. The disputes present in the Mato Grosso do Sul regional context do not follow environmental or ethnic conflicts, but ontological conflicts: modern science, progress, development, agribusiness, among other expressions that make up the modern ontology, are manifestations of power whose budgets define what is real, what can exist and what is expendable. It is therefore necessary to suspend the foundations of modern ontology that are intended to be universal and universalizing, such as, for example, the distinction between nature and culture, and to admit that the modern world is (un)sustained at the expense of other possible worlds, of other worlds. The partial connections stablish between indigenous worlds and the modern world are analytical tools to compose a cosmopolitical dialogue, that is, they reflect how different ontologies can connect, as they diverge. Based on the theoretical-methodological contributions of Relational Ontologies, we seek to establish a cosmopolitical dialogue with the Terena People, debating our conditions and collective capacities to build lands of life and think of other ways of inhabiting the Earth to face changes in climatic conditions and environments of the Anthropocene.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Ruralpt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46903/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.