Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46661
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Título: Dimensionamento de barras fletidas de madeira tropical utilizando a desidade básica
Autor(es): Paula, José Humberto Matias de
Bessa, Marco Aurélio Souza
Melo, Julio Eustaquio de
Morales Sánchez, José Manoel
Oliveira, Camilla Silva Almeida de
Rodrigues, Ágnis Gabrielle Kühl
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Centro Universitário de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Estrutura (Engenharia Civil)
Madeira
Densidade Básica
Dimensionamento
Compressão
Regressão Linear
Data de publicação: Nov-2019
Editora: Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC)
Referência: PAULA, José Humberto Matias de et al. Dimensionamento de barras fletidas de madeira tropical utilizando a desidade básica. In: IBERO-LATIN-AMERICAN CONGRESS ON COMPUTATIONAL METHODS IN ENGINEERING, 40., 2019, Natal. Proceedings [...]. Belo Horizonte: Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC), 2019. Disponível em: https://cilamce.com.br/anais/arearestrita/apresentacoes/112/6362.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
Resumo: Este trabalho apresenta uma formulação matemática para o dimensionamento de barras fletidas de madeira tropical utilizando a densidade básica. A concepção teórica proposta tem a densidade básica da madeira como variável independente para o dimensionamento de elementos estruturais solicitados a flexão. A formulação toma como referência as prescrições da norma brasileira NBR- 7190/82. O dimensionamento utilizando a densidade básica pode ser adaptado para qualquer norma de projeto de estruturas de madeira, independentemente se o modelo de segurança é determinístico, ou probabilístico. A formulação matemática utiliza funções de resistência estimadas por um modelo de regressão linear simples amostral, construído a partir de banco de dados obtido de ensaios experimentais para caracterização de espécies de madeiras tropicais. O modelo de regressão linear estima propriedades físicas e mecânicas dessa amostra utilizando a densidade básica da madeira. O Banco de Dados é o resultado de um programa experimental consistente conduzido pelo Laboratório de Produtos Florestais do Ministério do Meio Ambiente, que nos últimos trinta anos estudou e caracterizou 259 espécies de madeira da Amazônia, tendo como referência as normas Pan-Americanas COPANT-Comisión Panamericana de Normas Técnicas. Foi elaborada análise da significância estatística das correlações entre propriedades físicas e mecânicas de espécies de madeira e a densidade básica. É possível concluir, a partir das análises de significância estatística e da discussão dos resultados, que a formulação proposta para dimensionamento de elementos tracionados de madeira tropical utilizando a densidade básica, é matematicamente consistente.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Versão da editora: https://cilamce.com.br/anais/arearestrita/apresentacoes/112/6362.pdf
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.