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Título: Desafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia : saberes e estratégias constituídos na ação docente
Autor(es): Moura, Rosiane Alves
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Assunto: Saberes docentes
Educação de jovens e adultos
Covid-19
Atuação e formação docente
Data de publicação: 6-Set-2023
Referência: MOURA, Rosiane Alves. Desafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia: saberes e estratégias constituídos na ação docente. 2022. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho busca compreender, a partir dos saberes constituídos na ação docente, os desafios enfrentados por educadores da educação de jovens e adultos, e as estratégias de superação elaboradas a partir de sua ação pedagógica no contexto da pandemia por Covid-19. A sustentação teórica é dada por André (2013); Arroyo (2017); Bauer e Gaskell (2008); Bourdieu (2008, 2015); Fontana (2010); Freire (1996, 2018); Galvão (2019); Gamboa (2008); Haddad e Di Pierro (1994); Kopnin (1879); Machado (1998, 2000, 2016); Nicodemos e Serra (2020); Nóvoa (2002); Pineau (1985); Schütze (1983); Saviani (2009); Tardif, Lessard e Lahaye (1991); Wachowicz (2001). A pesquisa de abordagem qualitativa faz uso da hermenêutica dialética como estratégia de investigação e compreensão, mediante aplicação de questionário e entrevistas narrativas. Os participantes do estudo são professores que atuaram durante o contexto da pandemia em turmas de EJA, durante os anos de 2020 e 2021, em uma escola pública situada em um bairro periférico do Distrito Federal. A taxa de retorno dos questionários foi de 93,3%. Os dados obtidos por meio dos questionários mostram que os docentes da EJA enfrentaram algum tipo de desafio ao lecionarem durante a pandemia. Os principais desafios apontados foram: 1) a falta de preparação dos alunos da EJA ao ambiente virtual; 2) a dificuldade de acesso à internet e computadores por parte dos alunos; 3) a pouca adesão dos alunos às aulas remotas; 4) a dificuldade de adaptação dos professores ao ambiente virtual de aprendizagem; 5) falta de condições estruturais para ministrar as aulas remotas; e, 6) o uso de tecnologias educacionais. Os dados revelam que a pandemia influenciou sobremaneira o fazer docente em EJA, levando os professores a reinventarem suas práticas para responder aos desafios do processo de ensino e aprendizagem na escola pesquisada. As estratégias de superação utilizadas estão concentradas em quatro categorias: 1) aproximação dos discentes por meio de busca ativa; 2) diversificação da prática pedagógica; 3) enfrentamento da situação por meio próprios; e, 4) trabalho coletivo. O estudo evidenciou que a atividade pedagógica durante a pandemia foi enfrentada principalmente pela busca de conhecimento por meio da autoformação, sendo a aprendizagem adquirida neste período o fato de maior relevância no apontamento dos professores entrevistados.
Abstract: This work seeks to understand, from the knowledge constituted in the teaching action, the challenges faced by educators in the education of young people and adults, and the overcoming strategies developed from their pedagogical action in the context of the Covid-19 pandemic. Theoretical support is given by André (2013); Arroyo (2017); Bauer e Gaskell (2008); Bourdieu (2008, 2015); Fontana (2010); Freire (1996, 2018); Galvão (2019); Gamboa (2008); Haddad e Di Pierro (1994); Kopnin (1879); Machado (1998, 2000, 2016); Nicodemos e Serra (2020); Nóvoa (2002); Pineau (1985); Schütze (1983); Saviani (2009); Tardif, Lessard e Lahaye (1991); Wachowicz (2001). Qualitative research makes use of dialectical hermeneutics as a strategy for investigation and understanding, through the application of a questionnaire and narrative interviews. Study participants are teachers who worked during the context of the pandemic in EJA classes, during the years 2020 and 2021, in a public school located in a peripheral neighborhood of the Federal District. The return rate of the questionnaires was 93.3%. The data obtained through the questionnaires show that EJA teachers faced some kind of challenge when teaching during the pandemic. The main challenges pointed out were: 1) the lack of preparation of EJA students for the virtual environment; 2) the students' difficulty in accessing the internet and computers; 3) the low adherence of students to remote classes; 4) teachers' difficulty in adapting to the virtual learning environment; 5) lack of structural conditions to teach remote classes; 6) the use of educational technologies. The data reveal that the pandemic greatly influenced the teaching practice in EJA, leading teachers to reinvent their practices to respond to the challenges of the teaching and learning process in the researched school. The overcoming strategies used are concentrated in four categories: 1) approaching students through active search; 2) diversification of pedagogical practice; 3) coping with the situation on their own; and 4) collective work. The study showed that the pedagogical activity during the pandemic was mainly faced by the search for knowledge through self-training, with the learning acquired during this period being the most relevant fact in the appointment of the interviewed teachers. Keywords: teaching knowledge; education in the context of Covid 19; teacher training in youth and adult education; self-training.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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