Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46353
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_RichardsonThomasdaSilvaMoraes.pdf113,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTrevisan, Ricardo-
dc.contributor.authorMoraes, Richardson Thomas da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-17T20:42:09Z-
dc.date.available2023-08-17T20:42:09Z-
dc.date.issued2023-08-17-
dc.date.submitted2023-03-31-
dc.identifier.citationMORAES, Richardson Thomas da Silva. BR-153 e Vale do São Patrício (GO): processos urbanizadores do território. 2023. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46353-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA dissertação busca compreender e analisar os processos de urbanização da região conhecida como Vale do São Patrício, Goiás, a partir da rodovia BR-153, a Belém- Brasília. Procura identificar como ocorreram os variados processos de urbanização impulsionados em diferentes contextos históricos, desde um breve panorama colonial, passando pela política de interiorização do país através da Marcha para o Oeste, até o momento de maior interesse da pesquisa, a estruturação do cruzeiro rodoviário, em especial a criação da rodovia Transbrasiliana. Objetiva analisar como a rodovia transformou a região a partir de processos urbanizadores do Vale, seja pela expansão de cidades existentes, seja pela criação de cidades novas. Para isso, faz uso do estudo histórico da região e da rodovia (fontes primárias e secundárias) bem como da cartografia e dos conceitos de técnica, espaço e tempo de Milton Santos. Cabe ressaltar que tais espaços e tempos são observados a partir do entendimento de rede urbana, conceituada por Roberto Lobato Corrêa e de rua da estrada de Álvaro Domingues.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBR-153 e Vale do São Patrício (GO) : processos urbanizadores do territóriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMarcha para o Oestept_BR
dc.subject.keywordUrbanizaçãopt_BR
dc.subject.keywordVale do São Patrício (GO)pt_BR
dc.subject.keywordRodovias - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordRodovia Transbrasilianapt_BR
dc.description.abstract1The dissertation seeks to comprehend and analyze the urbanization processes of the region known as Vale do São Patrício, in Goiás, from the BR-153 highway, also known as Belém-Brasília. It seeks to determine how the various processes of urbanization promoted in different historical contexts took place, from a brief colonial overview, through the policy of interiorization of the country through the March to the West, until the moment of greatest interest in the research, when the highway cruise was structured, in particular the creation of the Transbrasiliana highway. The objective is to investigate how the highway transformed the region from urbanization processes at Vale do São Patrício, either through the development of existing cities or through the creation of new cities. For this, this work makes use of the historical study of the region and the highway (primary and secondary sources), as well as the cartography and concepts of technique, space and time by Milton Santos. It should be highlighted that such spaces and times will be observed from the understanding of urban networks, as defined by Roberto Lobato Corrêa and road street by Álvaro Domingues.pt_BR
dc.contributor.emailrichardson-thomas@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46353/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.