Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46260
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Título: Envelhecimento previsto em edifícios do século xx : a igreja do CAB, de Lelé
Autor(es): Carvalho, Juliano Loureiro de
Assunto: Edifícios - preservação
Arquitetura moderna
Antiguidade
Lelé
Assis Reis
Data de publicação: 2021
Editora: Universidade Federal do Pará, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Referência: CARVALHO, Juliano Loureiro de. Envelhecimento previsto em edifícios do século xx: a igreja do CAB, de Lelé. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BR, 14., Belém (Online), 2021. Anais [...]. Belém: Universidade Federal do Pará, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021. Tema: O moderno em movimento: usos, reusos, novas cartografias, 2021. Disponível em: https://docomomobrasil.com/wp-content/uploads/2021/12/Envelhecimento-Igreja-CAB-ATUALIZADO.pdf.
Resumo: Discute-se como o envelhecimento material de edifícios do século XX pode representar ganho de valores patrimoniais (valor de antiguidade) e pode, mesmo, estar em acordo com expectativas de projeto – discussão que, apesar dos avanços da década passada, permanece viva no debate internacional e brasileiro. A partir do tratamento dado às alvenarias de pedra, observamos a previsão do envelhecimento de um elemento construído específico como parte do projeto da Igreja do CAB (1973-1975), de Lelé. Como o edifício tem a história por um de seus temas, esse fenômeno termina por contribuir com a expressividade do resultado final e com seu valor cultural. A partir de outro exemplo baiano, a sede da Chesf (1977-1979), de Assis Reis, e do cotejamento com edifícios de Saarinen, Breuer e Scarpa, referidos na bibliografia, observamos que não se trata de caso isolado, mas de exploração recorrente à época. A partir daí, pretende-se contribuir para a aceitação da possibilidade da existência de valor de antiguidade em edifícios do século XX e para a aceitação da possibilidade de que tal valor se apresente em acordo com expectativas projetuais. A pesquisa reitera, portanto, a complexidade do acervo construído no século XX e a insuficiência das generalizações sobre essa produção.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Versão da editora: https://docomomobrasil.com/wp-content/uploads/2021/12/Envelhecimento-Igreja-CAB-ATUALIZADO.pdf
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.