Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46128
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Título: Brasília inscribed in the stone : the narrative of the Museum of the City
Autor(es): Soares, Eduardo Oliveira
Afiliação do autor: Universidade de Brasíli, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Assunto: Brasília (DF)
Patrimônio
Data de publicação: 2018
Editora: DOCOMOMO Brasil
Referência: SOARES, Eduardo. Brasília inscribed in the stone: the narrative of the Museum of the City. Revista Docomomo Brasil, Rio de Janeiro, n. 2, p. 33-41, dec. 2018. Disponível em: https://docomomo.homologacao.emnuvens.com.br/revista-Docomomo-Brasil/article/view/27. Acesso em: 17 jul. 2023.
Resumo: A Praça dos Três Poderes em Brasília abriga o Museu da Cidade, edificação tombada local e nacionalmente projetada por Oscar Niemeyer em 1958 e inaugurada em 1960. O acervo do museu-monumento é composto de escrita cuneiforme que, por meio de 19 textos nas paredes internas e externas, apresentam uma narrativa sobre o processo que originou a cidade e as personagens que a viabilizaram. Objetivando a avaliação do seu acervo – que é indissociável da sua arquitetura – o artigo está estruturado em três partes: o resgate do percurso de projetação do edifício, a reflexão sobre conceitos de narrativas e, por fim, a leitura e análise dos textos gravados nas paredes. Os textos do Museu privilegiam a identificação do Presidente Juscelino Kubitschek como o principal nome responsável pela mudança da capital e a inserção de Brasília em uma longa cronologia que apresenta a sua construção como fruto de um anseio da nação.
Abstract: The Three Powers Square in Brasilia houses the City Museum, a building, designed by Oscar Niemeyer in 1958 and inaugurated in 1960, that is locally and nationally acknowledged as a cultural heritage site. The museum-monument´s collection is composed of cuneiform writing that, through 19 texts on the inner and external walls, present a narrative about the process that originated the city and the persons that made it viable. With the objective of evaluating its collection - which is inseparable from its architecture - this article is structured in three parts: the revisiting of the building´s design, the reflection on concepts of narratives and, finally, the reading and analysis of the texts recorded in the walls. The texts of the Museum focus on the identification of President Juscelino Kubitschek as the main name responsible for the change of the capital and the insertion of Brasília in a long chronology that presents its own construction as the fruit of the nation´s aspiration.
Resumen: La Plaza de los Tres Poderes en Brasilia alberga el Museo de la Ciudad, edificación tumbada local y nacionalmente proyectada por Oscar Niemeyer en 1958 e inaugurada en 1960. El acervo del museo- monumento está compuesto de escritura cuneiforme que, por medio de 19 textos en las paredes internas y externas, presentan una narrativa sobre el proceso que originó la ciudad y los personajes que la viabilizaron. El objetivo de la evaluación de su acervo -que es indisociable de su arquitectura- el artículo está estructurado en tres partes: el rescate del recorrido de proyección del edificio, la reflexión sobre conceptos de narrativas y, por fin, la lectura y análisis de los textos grabados en las obras paredes. Los textos del Museo privilegian la identificación del Presidente Juscelino Kubitschek como el principal nombre responsable por el cambio de la capital y la inserción de Brasilia en una larga cronología que presenta su construcción como fruto de un anhelo de la nación.
Unidade Acadêmica: Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (CEPLAN)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.