Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46044
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnaMendietaVestigios.pdf430,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Luciana da Costa-
dc.date.accessioned2023-07-10T14:50:04Z-
dc.date.available2023-07-10T14:50:04Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationDIAS, Luciana da Costa. Ana Mendieta: vestígios de colonialismo, performance e feminismos na América Latina. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, v. 28, n. 43, 2022. DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n44.6. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/56421/30858. Acesso em 08 de jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46044-
dc.description.abstractProfundas mudanças levam a uma revisão da arte no século 20, sobretudo a partir da influência do trabalho seminal das vanguardas e de artistas dos anos 1960 e 1970, que acabariam por conduzir a uma estética que vê a arte como ação, acontecimento e, sobre-tudo, presença – o paradigma da performatividade. Paralelamente, houve a emergência de estudos que questionam a lógica moderna, ao ver a indissociabilidade do par modernidade/colonialidade, inquietação essa que atinge também o fazer artístico e levanta questiona-mentos sobre a história da arte como narrativa moderna e colonial. Esse aporte servirá de pano de fundo para discussão da obra de Ana Mendieta (1948-1985), performer de origem cubana exilada nos EUA. Partindo da metodologia de revisão bibliográfica, este trabalho discute como sua obra é atravessada e profundamente marcada por questões de gênero e questões ligadas aos feminismos e, ao mesmo tempo, também por questões oriundas da colonialidade, que colonizou corpos e fazeres nas Américas. Investiga-se assim como tais questões (de gênero e colonialidade) podem surgir e ser problematizadas na obra de Ana Mendieta, sobretudo em sua Silueta Series (1973-1980).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGAV/EBA/UFRJpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAna Mendieta : vestígios de colonialismo, performance e feminismos na América Latinapt_BR
dc.title.alternativeAna Mendieta : traces of colonialism, performance, and feminisms in Latin Americapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPerfomance (Arte)pt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.rights.license(CC- BY) Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/56421/30858.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37235/ae.n44.6pt_BR
dc.description.abstract1Profound changes in artmaking led to a review of art in the 20th century, mostly influenced by the seminal work of the avant-gardes and artists of the 1960s and 1970s, which would eventually lead to an aesthetic that sees art as action, event and, above all, as presence – the performativity paradigm. In parallel, there was the emergence of studies questioning modern logic about the inseparability of the modernity/coloniality pair, a concern that affects artistic production as well and raises questions about history of art as a modern and colonial narrative. This contribution will serve as background for the discussion of the work of Ana Mendieta (1948-1985), a Cuban-born performer exiled in the USA. Through literature review, this paper discusses how her work is crossed and deeply marked by gender issues and issues related to feminisms and, at the same time, also by issues arising from coloniality, that colonized bodies and practices in the Americas. It is also investigated how such issues (of gender and coloniality) may arise and be problematized in the work of Ana Mendieta, especially in her Silueta Series (1973-1980pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5627-5431pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Cênicas (IdA CEN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.